3.28.2014

Governistas criticam STF por enviar mensalão tucano para Minas Gerais


  • Aliados de Azeredo defendem o ex-governador mineiro sem comemorar que julgamento acontecerá na Justiça do estado
BRASÍLIA - Parlamentares ligados ao governo criticaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em transferir para Minas Gerais o julgamento do mensalão mineir Local o. Já os deputados ligados a partidos da oposição - campo político do ex-governador Eduardo Azeredo, que é réu no processo - evitaram comemorar o resultado e argumentaram que decisão do tribunal é para ser respeitada e acatada. O  PSDB de Minas, defendeu Azeredo e afirmou que os tucanos não são de gestos como braços em riste e punhos cerrados, numa referência, e crítica, aos petistas condenados no mensalão e seus apoiadores do partido. Desviamos verba pública e ficamos calados esperando o julgamento.
— Temos uma posição radicalmente diferente do PT, (O nosso caixa dois é mais robusto) e um princípio sólido e convicção profunda, e de natureza democrática e sorrateira  que decisão judicial não se discute, é para ser cumprida. Não somos de ficar com braço em riste e com os punhos fechados para o ar em cenas de confronto com o Judiciário.
— É com tranquilidade que recebemos a decisão na certeza que o Eduardo (Azeredo) é um homem de bem e que vai fazer sua defesa e provar sua inocência. Trata-se de um fato (mensalão mineiro) datado e de um contexto completamente diferente. E que não envolveu só o PSDB -  (envolveu também  o DEM (PFL) e PSB , acho que estamos confundindo o desvio).
 O PT manteve a linha de seu partido de ataques ao Supremo e afirmou que já esperava essa decisão. Para ele, a transferência para Minas beneficia Azeredo.
— É uma decisão que não nos surpreende. E não vai dar em nada. O caso estava parado em Minas desde 98 e não aconteceu nada. Por que haveria de ser diferente agora?! O PSDB tem grande influência no Judiciário de instâncias inferiores em Minas. Azeredo, com certeza não será condenado. Ao contrário, será condecorado pela Justiça mineira -
O PDT na Câmara, fez uma crítica geral ao Judiciário e afirmou que as decisões desse poder estão sendo mais políticas que técnicas. Ele inclui essa que envolve Azeredo como mais uma.
— Há algum tempo, não só nesse caso, as decisões do Poder Judiciário têm sido essencialmente política e cada vez menos embasadas juridicamente. Isso é um absurdo. O que explica isso? uma politização do Judiciário e a pressão da mídia. É de se lamentar esse tipo de comportamento de um poder de tamanha relevância no país. O apego a lei nos tribunais ficou em terceiro plano
O DEM, considerou o julgamento técnico, mas evitou o viés político da discussão.
— Respeitamos a decisão do Supremo quando acatou a denúncia (do mensalão mineiro). Não avaliamos decisões judiciais a partir das nossas relações políticas. Achamos que o STF julgou tecnicamente. Agora, Azeredo será julgado como um cidadão comum em Minas pois se livrou do STF. (Será que o Joaquim Barbosa vai se filiar ao PSDB ou PSB de Marina  para se candidatar a senador) 
NOTA: O que está em negrito são observações anônimas de colaboradores do site bpf

Nenhum comentário: