3.26.2014

Você tem um colega de trabalho que pensa que é seu chefe? Veja como lidar com ele

Se um colega insiste em agir como se fosse seu chefe, o ideal é ter uma conversa franca com ele
  • Se um colega insiste em agir como se fosse seu chefe, o ideal é ter uma conversa franca com ele
Quando um profissional ingressa em uma empresa, é natural que funcionários com mais tempo de casa o ajudem a lidar com as tarefas e a rotina do escritório. Mas isso pode se tornar um problema se, passado o período inicial de reconhecimento, os mais antigos se sentirem no direito de dar ordens e agir como chefe frente aos novatos. 

"O problema é como as pessoas se colocam, às vezes sem querer. Tanto o mais velho, que se sente ameaçado e fica na defensiva, quanto o mais jovem. Tem gente que já se coloca numa posição inferior criando uma subordinação que não existe", afirma Ylana Miller, professora do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais) e sócia-diretora da empresa de desenvolvimento profissional Yluminarh. 


João Baptista Brandão, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e proprietário do iBrand, instituto de desenvolvimento profissional e gerencial, diz que a postura da corporação pode estar na raiz deste tipo de comportamento. "Algumas empresas têm uma cultura de que os mais velhos são mais importantes, e essas pessoas querem mostrar isso para marcar território. Isso estabelece uma relação de opressão".


Para Elza Veloso, professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da FIA (Fundação Instituto de Administração), é preciso observar atentamente o ambiente de trabalho e esperar para ter clareza sobre a situação: ela é real ou apenas uma fase? "Toda vez que chegamos numa empresa nova, estranhamos muita coisa. É importante saber identificar se o problema existe ou trata-de do incômodo da adaptação, que é normal". 


Poder imaginário

"Liderança depende de consentimento. A pessoa pode tentar o quanto quiser se mostrar líder, mas se o outro não entender que ela é líder naquela situação, ela não vai liderar", explica Elza. Ela afirma que o ajuste na relação deve partir do novato. "Com o tempo, essa pessoa acaba sendo neutralizada pelo fato de que você também passa a conhecer o serviço e pode até superá-la em termos técnicos. Invista na própria competência e, quando tiver oportunidade, sem ser exibicionista ou puxa-saco, mostre isso para equipe e para o chefe". 

Ylana afirma que o indicado é que se estabeleça uma relação de cooperação e que fique claro que, apesar de ter menos tempo na empresa, o profissional novo pode trazer ideias e experiências para oxigenar o trabalho. "As pessoas têm dificuldade nisso: falta humildade e aproximação. A competitividade é tão grande que ambas perdem. Se você se aproxima, existe um respeito mútuo". 


Cuidado ao envolver o chefe



Se, mesmo com a sua boa vontade, um colega insiste em agir como se fosse seu chefe, a atitude adequada é ter uma conversa franca e objetiva com ele, de acordo com Brandão. O professor da FGV não indica que esse tipo de conflito seja levado para a chefia: "Você vai levar para o líder uma reclamação pessoal. Você não sabe a relação dele com o seu colega, não sabe se ele incentivou esse comportamento de alguma forma", diz. "Em geral isso ocorre por ter um chefe omisso, que permite essa situação". 

Elza também recomenda cautela ao envolver superiores no problema: "Pode ficar parecendo algum tipo de fofoca, queixa de criança", afirma. "Mas ele tem o poder legítimo de interferir, caso seja necessário". De acordo com Ylana, é papel do líder evitar constrangimentos em sua equipe: "É obrigação dele promover a integração, ambientar o novo funcionário se ele quiser que dê certo. A liderança tem que saber extrair de cada um o que tem de melhor".
Fonte: UOL Mulher



Katia Abreu

Saiba ainda: 

Como lidar com colegas de trabalho no Facebook


Nem sempre é bom partilhar certas informações com os colegas de trabalho no Facebook. Por isso sugerimos 10 dicas para lidar com colegas de trabalho no Facebook


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Crédito: Ojo Fotos

Às vezes, uma foto vale mais do que mil palavras. Tem cuidado com as tuas fotos no Facebook
 
Adicionar ou não o colega de trabalho como amigo, é a grande questão. É perfeitamente normal que te tenhas tornado amigo de colegas de trabalho no Facebook. A filosofia da rede social de Zuckenberg é fazer com que as pessoas interajam entre si. No entanto, se não tiveres cuidado acabarás por revelar por exemplo, que naquele dia em que faltaste porque estavas doente, estavas afinal de ressaca. Por outro lado, também nos parece pouco inteligente ignorar completamente esta rede social que, segundo o próprio Facebook, já tem mais de 500 milhões de seguidores. O que tens que fazer é precaver-te e saber interagir com eles corretamente. Fica a conhecer 10 maneiras para o fazeres:
 
1- Sê apropriado
Esta é sem dúvida a dica mais importante de todas. Porque razão tens que postar coisas demasiado pessoais, como uma ressaca, uma ida a uma discoteca na noite anterior ou uma bebedeira? Ninguém quer que sejas um robô e alguma interação social até é valorizada pelos RH, pois mostra que és saudável. No entanto, deves saber utilizar o Facebook apropriadamente. Será que precisas mesmo de dizer palavrões na rede? Será que deves partilhar certas coisas com os teus amigos? Se analisares bem, vais ver que não é assim tão difícil estar nas redes sociais com alguma ponderação. Se o consegues fazer pessoalmente, por que não o conseguirias online?
 
2- Não aceites
Para quê complicar as coisas? Se não queres aceitar o pedido de amizade de determinada pessoa, não o aceites. Se temes que isso possa ofender a pessoa em questão, explica-lhe que não o fizeste por motivos pessoais mas profissionais. Até porque respeitar o individualismo dos outros é uma conduta que deve ser adotada também no trabalho.
 
3- Cria outra página
Se as tuas relações com clientes estão cada vez mais a migrar para o Facebook, talvez devas criar uma conta profissional, ou uma página com esse intuito. Desta forma, ninguém te poderá criticar se estiveres a utilizar a rede social enquanto trabalhas e não perturbarás os teus amigos com os teus posts profissionais.
 
4- Age igualmente com todos
Se aceitaste um colega, está preparado para aceitar todos, inclusive gestores e chefes. Se recusas apenas determinada pessoa, estarás a mostrar que o problema não é profissional mas sim pessoal. Outra sugestão é que nunca deves apagar ninguém da tua lista de amizades, pode ferir suscetibilidades. Se não suportas os posts daquela pessoa, ajusta as tuas configurações para deixares de ver as suas publicações na tua página.
 
5- Vigia-te
Também é muito importante que redobres os cuidados com os teus posts no Facebook. Apesar de o Facebook ter a opção de chat as pessoas usam os posts para manter conversas abertas nas quais todos podem opinar e por isso, deves redobrar os teus cuidados para que nunca te exponhas demasiado e muito menos deves criticar quem não deves. Lembra-te que, depois de postares o que quer que seja na rede deixas de ter controlo e os teus posts podem facilmente virar-se contra ti, mesmo que os tenhas apagado.
 
6- Divisões
Se não quiseste ou pudeste criar contas separadas (uma pessoal e outra profissional), pode ser vantajoso dividir os teus amigos por grupos. Através da criação de categorias podes estabelecer níveis diferentes de privacidade, o que vai permitir que sejas mais seletivo e determinar os níveis de privacidade do teu perfil para cada um dos grupos.
 
7- Privacidade
Ajusta o teu grau de privacidade ao máximo. Pode parecer que só estás a postar para os teus amigos, mas se os teus posts estiverem mal ajustados, podem aparecer nas pesquisas do Google. Por isso ajusta a tua privacidade adequadamente a cada um dos posts.
 
8- Fotos
Às vezes, uma foto vale mais do que mil palavras. tem cuidado com as fotos que colocas na rede. São tão ou mais importantes do que as frases e os comentários. Tem cuidado com as fotos dos teus amigos em que és tagado porque dependendo da foto, pode comprometer-te.
 
9- Sabe estar offline
A melhor maneira para resolver problemas ou qualquer tipo de situação constrangedora é pessoalmente. Por isso, deves saber quando deves estar offline e não conversar com colaboradores sem necessidade.
 
10- Sê profissional
E finalmente, não te esqueças de manter uma relação estritamente profissional com os teus amigos de trabalho na rede social. De preferência, sê ainda mais profissional nestas interações, uma vez que não tens controle absoluto dos teus posts, como já foi explicado nas dicas anteriores.
 
 




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