5.15.2014

Batons escuros são apostas para se destacar em festas



Rihanna, Joan Smalls e Lorde sabem usar o batom escuro porque mantêm os olhos e a pele com make mais neutro e claro
Foto: Getty Images

Quer ousar e chamar a atenção em um evento especial? Vá de batom bem escuro, nos tons darks – como fizeram as belas Rihanna, Joan Smalls e Lorde em festas recentes. Mas tenha cuidado, pois ele pode pesar na maquiagem. Para arrasar nessa make, é fundamental seguir algumas regras: preparar a pele com base e corretivo, apostar em um blush suave, como a cor pêssego, e não carregar nos olhos.

“Sempre pense em aplicar um tom claro nos olhos e na pele, para harmonizar. Porém, se quiser fazer uma maquiagem de efeito ou uma caracterização, pode usar cores escuras na boca e nos olhos”, sugere o maquiador e cabeleireiro Charles Veiyga, proprietário do salão Charles Veiyga Boutique Beauté.

Esse conselho, no entanto, só é válido se você for uma festa especial. No dia a dia, essa produção, mesmo que apenas os lábios ganhem tons dark, pode ficar over. “Vale lembrar que o batom escuro faz um gênero forte, de contraste, por isso fica melhor em pele clara”, comenta o maquiador.  

Base ajuda na correção
Para fixar esse batom, é preciso alguns cuidados. O primeiro é usar um hidratante diariamente para deixar os lábios uniformes, longe do aspecto ressecado. Na hora de aplicá-lo, dispense o primer e passe de duas a três camadas, para aderir bem. Vale ainda contornar a boca com o lápis labial.

“Para o contorno, use o tom natural, mas se objetivo é aumentar o tamanho da boca, pode usar o lápis da cor do batom”, afirma o expert. Outra dica importante é manter a mão bem firme e precisa para não borrar. Se isso acontecer ou você precisar fazer acertos, a base que foi aplicada na pele irá ajudar.

“Na hora de corrigir e retirar o excesso, use um cotonete e refaça o contorno dos lábios com a base. Para acertar e finalizar o contorno, passe o lápis”, ensina Charles Veiyga, que completa: “para ficar moderno e chique, o batom escuro exige um desenho natural e até menor da boca”.

Nenhum comentário: