5.14.2014

Dicas e produtos para fazer seu cabelo crescer mais rápido


Descubra os segredos para acelerar o crescimento dos fios! E mais: dicas práticas e dez produtos capazes de deixar você com madeixas de diva

Belisa Rotondi
Conteúdo VIVA!MAIS
Cabelo longo
Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples: basta "nutrir" o bulbo capilar
Foto: Dreamstime

Antes de mais nada, você precisa saber:

Quanto  o fio de cabelo cresce por mês? Até 1,2 cm.
O que pode prejudicar o crescimento? São cinco as principais possibilidades, citadas abaixo em ordem decrescente de ocorrência, segundo Valcinir Bedin, dermatologista especialista em cabelos:
· Alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos e/ou na glândula tireoide.

· Alimentação pobre em nutrientes essenciais ao crescimento dos fios.

· Doenças crônicas, como diabetes e câncer.

· Aumento da produção sebácea, o que pode levar a uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborreica).

· Alterações genéticas, como má-formação do folículo capilar. Neste caso, o cabelo não tem força para crescer. Na maioria das vezes, o problema é identificado logo na infância.

Como saber se estou com algum problema? Fique atenta à queda e ao afinamento dos fios. "Os indícios de uma queda anormal e frequente das madeixas são: excesso de cabelo no ralo do chuveiro, na escova, na pia do banheiro, no banco do carro, na roupa e na cadeira do trabalho", explica o dermatologista especialista em cabelo Luciano Barsanti.

Até 2,4 cm a mais por mês!

Os segredos da suplementação que pode fazer seu cabelo crescer duas vezes mais
Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples. Basta "nutrir" o bulbo capilar (onde os fios são fabricados).

Funciona assim: o bulbo precisa de determinada quantidade vitaminas e minerais para que as madeixas se alonguem na velocidade normal. "Quando aumentamos essa quantidade, aumentamos também a velocidade de crescimento do cabelo", explica o especialista Valcinir Bedin.

A saída? Manipular uma medicação com os nutrientes imprescindíveis à saúde dos cabelos. A formulação exata varia de pessoa para pessoa. "Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a quantidade de cada um deles depende das carências de cada paciente", diz Valcinir. Ou seja, só um médico pode prescrever a composição certinha para você.

Quais nutrientes são esses? Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio).


Come que cresce


O cabelo é reflexo da sua alimentação. Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios
Proteínas: o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. "Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio", afirma o dermatologista Luciano Barsanti.
Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Ferro: o mineral mais importante para os fios. "Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes", explica o dermatologista Valcinir Bedin.
Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Enxofre: funciona como antiinflamatório e antifúngico, protegendo o couro cabeludo de infecções.
Onde encontrar: couve, agrião, repolho e couve-flor.

Cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B : atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.
Onde encontrar: Cálcio: leite e seus derivados.
Selênio: peixes, grãos, carnes, leite.
Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo.
Vitaminas do complexo B: carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).


4 atitudes que turbinam os fios

Pare de fumar
"Nicotina reduz o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares e interfere na velocidade de crescimento do fio", diz o especialista Barsanti.

Banho: só com água morna ou fria
"A água quente tira a proteção natural dos fios, prejudicando a saúde do cabelo", diz o dermatologista Valcinir Bedin.

Relaxe! O estresse afeta a produção do DHT, hormônio que causa o atrofiamento do bulbo capilar.
Não massageie demais o couro cabeludo: a atitude pode prejudicar a saúde do couro cabeludo. A massagem estimula o trabalho das glândulas sebáceas, provocando o acúmulo de gordura ao redor dos fios. "É possível ter uma inflamação chamada dermatite seborreica, de onde se origina a caspa", acrescenta Luciano Barsanti.

Vale usar



Produtos
Foto: Divulgação
 
1. Creme de tratamento: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda.
2. Máscara de hidratação: trata e fortalece a fibra capilar, da Kelma Cosméticos

3. Inneòv: eficiente no combate à queda, da L'oréal.
4. Restaurador: fortalece dos fios desde a raiz, da Kelma Cosméticos.

5. Hidradose Complexo de vitaminas: ampola de hidratação com óleo de buriti, vitaminas e e B5, da Fina Flor.

Produtos
Foto:Divulgação

6. Xampu Fructis stop Queda: com cafeína, concentrado ativo de frutas e ceramidas. Deixa os fios mais resistentes, da Garnier.
7. Forte tônico Capilar: combate a queda e dá força aos fios, da Avon.
8. Condicionador Fructis Stop Queda: trata cabelos fracos e com queda, da Garnier.
9. Sachê: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda.
10. Novex Broto de Bambu: contém aminoácidos, vitaminas e minerais que reparam os fios, da Embelleze.  

Você sabe quantos centímetros o cabelo cresce por ano?




Já imaginou quantos centímetros seu cabelo cresce por ano? Os especialistas apontam que o cabelo cresce, em média, um milímetro a cada três dias ou cerca de um centímetro ao mês; o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano.
Cada fio é formado em uma estrutura tubular chamada de "folículo pilos", dentro da qual o cabelo é fabricado. No fundo deste tubo está um grupo de células - a raiz -, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima.
A velocidade de crescimento dos fios não está condicionada à característica do cabelo, varia para cabelos lisos, cacheados e afros, mas para todos os tipos o desenvolvimento é constante. Cada pessoa possui um ritmo natural de crescimento capilar, portanto a tradicional prática de cortar os cabelos de acordo com a mudança de fase da lua, como por exemplo, esperar a lua cheia para ter fios mais pesados ou a lua minguante para tirar o volume das madeixas, não passa de um mito.
O metabolismo de cada indivíduo e os hábitos de alimentação que possui influenciam diretamente no crescimento dos fios. Pessoas que possuem dificuldade com o crescimento de cabelo sofrem com deficiência de elementos fundamentais como o manganês, ácido graxo e ômega 6, para suprir a carência é necessário uma alimentação balanceada com óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.
Se você percebeu que o crescimento do seu cabelo está muito devagar, vale a pena procurar um terapeuta capilar ou um tricologista, que sabe tudo sobre os fios. Na consulta, o especialista fará uma análise do couro cabeludo e verificará o histórico de saúde para rastrear possíveis doenças que podem enfraquecem a raiz, além de estudar a genética e hábitos cotidianos do paciente.

Shampoo para cavalos não acelera o crescimento dos fios e faz mal

Saiba todos os riscos que o Monovin A, de uso exclusivamente veterinário, pode causar à saúde

por Mariana Bueno
A vontade de acelerar o crescimento dos cabelos fez com que algumas mulheres descobrissem um novo aliado. É o chamado “shampoo bomba”, que tem como um dos ingredientes o Monovin A, vitamina de uso veterinário. Mas a novidade é perigosa e pode oferecer riscos aos fios e à saúde. “Não acho prudente as pessoas acharem fórmulas ‘milagrosas’ e irem aplicando na pele ou cabelo, pois podem causar irritação e até mesmo uma alergia. É comum em consultórios dermatológicos aparecerem pessoas que fizeram aplicações de produtos com misturas ‘salvadoras’ e acabam tendo todos os cabelos quebrados. Estes danos levam meses para melhorar e retornar ao aspecto normal”, afirma a dermatologista Sílvia de Mello, do núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.
Leia também: Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido? Descubra esse e outros mitos Alimentação adequada faz o cabelo crescer mais forte 10 dicas para acertar no corte de cabelo
Ela ressalta também que não há nenhuma comprovação de que ele atue no crescimento dos fios. “Ele pode deixar os fios mais saudáveis, mais fáceis de pentear, diminuir a queda por tracionar menos, mas não tem ação em estimular o crescimento”, alerta.

O que é o Monovin A

A dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o Monovin A é um complexo vitamínico de uso veterinário para o crescimento da crina do cavalo, ou seja, um pelo que é 10 vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano. “Sendo assim, dá para imaginar que em contato com os fios finos, no mínimo vai provocar um enfraquecimento e, consequentemente, deixá-los bem quebradiços”, diz. Ela ressalta ainda que, se for aplicado diretamente no couro cabeludo, o produto pode provocar queda dos cabelos desde a raiz.
Uso do produto pode causar queda de cabelos e danos mais sérios
Uso do produto pode causar queda de cabelos e danos mais sérios
Além da Vitamina A, que é usada em produtos como shampoos e condicionadores com a finalidade de dar brilho, maciez e hidratação aos fios, o Monovin contém ainda o Dexpantenol (Vitamina B 5). Já o Bepantol, que também faz parte dessa receita, é  ótimo para hidratar os fios. “Mas nada de usá-lo com shampoo seco. O melhor é aplicá-lo na hora de passar o condicionador, colocando uma tampinha do Bepantol na mão, misturando com um pouco de condicionador, deixando agir nos fios entre 5 a 10 minutos e enxáguando em seguida. “Esse procedimento pode ser repetido todas vezes que você lavar o cabelo”, recomenda.

Riscos do produto

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Monovin A não tem registro liberado para uso humano. Na própria embalagem do produto também vem indicado que sua aplicação em seres humanos causa graves riscos à saúde.
Confira algumas receitas de sucos que dão brilho, hidratam, evitam caspa e ainda ajudam cabelo a crescer:

Matérias recomendadas

Nenhum comentário: