5.16.2014

Pesquisador desenvolve vacina para tratar o câncer de próstata

Nos testes realizados até agora, o índice de cura chegou a 85%.
Células doentes retiradas do paciente são reproduzidas em laboratório.

Um pesquisador do Rio Grande do Sul está desenvolvendo uma vacina para tratar os pacientes com câncer de próstata. Nos testes realizados até agora, o índice de cura chegou a 85%. Ao misturar uma substância chamada “modulador do sistema imunológico” em algumas células doentes, o pesquisador Fernando Kreutz conseguiu que elas mudassem de cor.
Células doentes retiradas do próprio paciente são reproduzidas em laboratório, bombardeadas com radiação e morrem. A estrutura celular, já sem o câncer, recebe então a substância moduladora e é aplicada no paciente como vacina. “O teu sistema imunológico ele tem que reconhecer isso e a partir do que ele reconhece, ele prolifera, ele multiplica essas células que vão destruir o tumor ou destruir o vírus”.
Os testes para a vacina avaliaram 107 pacientes com diagnóstico de câncer de próstata. Depois, um grupo de 48 homens, com idade média de 63 anos, foi selecionado. Desses, 22 fizeram o tratamento convencional, apenas com radioterapia e hormônios e 26 receberam também as doses da vacina.
Depois de cinco anos, a avaliação mostrou que no primeiro grupo 48% dos homens estavam com a doença indetectável, ou seja, aparentemente curados. No grupo que tomou a vacina, esse índice saltou para 85%. “A chance de o paciente morrer fazendo o tratamento convencional é de uma em cada cinco pessoas e no grupo vacinado foi um em cada 11 pacientes”.
Na próxima fase, 400 homens de todo o Brasil vão participar da pesquisa. A meta é começar a produzir a vacina daqui a cinco anos.

Nenhum comentário: