5.16.2014

USO DE MÁSCARAS PRATICAMENTE ELIMINA RISCO DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Uso de máscaras praticamente elimina risco de contaminação dos alimentos
Uso de máscaras diminui a quase zero o risco de contaminação de alimentos em self services.


A veiculação da saliva no ambiente de produção e consumo de alimentos é cotidiana, muitas vezes despercebida, mas pode causar sérios problemas de saúde tanto para os manipuladores quanto para consumidores. A prevenção é a medida mais eficaz para evitar a proliferação de bactérias disseminadas pela saliva.
O principal veículo deste tipo de contaminação é a boca, quando a saliva atinge os alimentos e as superfícies de através da fala, espirro ou tosse. Os contaminantes mais comuns veiculados pela saliva são: Escherichia coli, Salmonella sp., Shigella sp., Micobacterum tuberculosis, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Norovírus, Rotavírus, Vírus N1N1 ,entre outros.
Formas eficazes para prevenção
É muito importante que o balcão de distribuição de alimentos tenha um protetor salivar, porém a prevenção mais importante no caso dos chamados autosserviços como self services, sorveterias, docerias, etc é o uso contínuo do protetor salivar, como máscaras, por exemplo, pelos manipuladores, o que evita que os microorganismos atinjam os alimentos. Lembrando que o protetor salivar é exclusivo para evitar a contaminação da boca e nariz.
A medida evita que os microrganismos caiam nos alimentos durante o pré-preparo, preparo final e distribuição, diminuindo consideravelmente o risco de contaminação e a ocorrência de DTA- Doença Transmitida por Alimentos.
Além da estrutura adequada do estabelecimento e da utilização do protetor salivar é fundamental que os manipuladores lavem corretamente e constantemente as mãos e também que deem atenção à higiene das superfícies de contato com alimentos (utensílios, equipamentos e bancadas). Com estes procedimentos a higiene é sensivelmente melhorada e com o uso do protetor salivar o risco de contaminação diminui muito.


.

Nenhum comentário: