6.24.2014

Doenças que afetam as articulações

Causada por vários fatores, as doenças que afetam as articulações são comuns em atletas, obesos e idosos devido ao uso repetitivo.


Responsáveis pelos nossos movimentos diários e proteção dos ossos e cartilagem, as articulações são divididas em três classificações que são: articulação fibrosa caracterizada por tecido fibroso localizado entre os ossos; articulações cartilaginosas que apresentam cartilagem entre os ossos; e, por fim, as sinoviais que estão presentes entre os eixos de movimentos.
E, por estarem em constante uso e muitas vezes expostas a grandes impactos repetitivos e traumas, as articulações sofrem com o desgaste o que acaba por ocasionar em algumas patologias. Mas, além disso, as articulações podem apresentam outras doenças, entre elas, a artrite e a artrose, duas doenças que afetam de a movimentação dos órgãos e a qualidade de vida do paciente. Veja mais sobre as principais doenças que afetam as articulações.

Doenças que afetam as articulações: artrite


Caracterizada por uma inflamação das articulações, a artrite é causada por fatores genéticos, ocupacionais, orgânicos e ambientais e é mais frequente em adultos e idosos e pode aparecer em diferentes locais. Considerada um dos principais distúrbios osteomusculares causados pelo trabalho repetitivo, a artrite leva a quebra da cartilagem, a qual é responsável por proteger as articulações, a qual fica exposta a choques intensos que causam dor, rigidez, inchaço e inflamação.
O tratamento visa à redução dos quadros de dor e o repouso para evitar danos maiores sobre os ossos, por isso, recomenda-se mudanças no estilo de vida como a prática de exercícios para aliviar a rigidez do local lesionado, fortalecer os músculos e os ossos e evitar a fadiga. São indicados medicamentos anti-inflamatórios e antidiuréticos para evitar o edema e nos casos mais graves é recomendado o procedimento cirúrgico como a artroplastia que faz a reconstrução das articulações lesionadas ou a substituição da articulação.

Doenças que afetam as articulações: artrose


Já a artrose nada mais é do que a degeneração das articulações causada pelo envelhecimento ou choque intenso que causa traumatismo na região atingida, gerando a dificuldade em movimentar a articulação atingida e dor nas juntas dos ossos. Entre os principais locais afetados pela doença artrose está à coluna, os joelhos, os ombros e o quadril e entre os sintomas mais comuns está à dor local intensa de contínua, dificuldade nos movimentos e inchaço.
As causas principais da artrose é o desgaste natural devido ao envelhecimento, uso de grande impacto como, por exemplo, atletas e também os obesos que por estarem com peso excessivo acabam causando impactos e desgaste das articulações, o uso repetitivo no trabalho como o uso do computador, o trauma e as alterações hormonal. O tratamento é à base de fármacos como analgésicos, anti-inflamatórios e a realização de exercícios e fisioterapia com o objetivo de diminuir as dores, a inflamação e ajudar a diminuir o inchaço e trazer de volta a qualidade de vida do paciente.
As doenças que afetam as articulações são frequentes em pessoas de idade, devido ao uso excessivo ao longo dos anos, por isso, a prevenção se dá pela prática de exercícios físicos frequentemente que ajudam a fortalecer as articulações e também a musculatura, o alongamento a cada hora de trabalho contínuo e evitar impactos e traumas, bem como o excesso de peso.
Assista ao vídeo  e veja a reportagem com mais informações a respeito das doenças nas articulações:
      

Nenhum comentário: