6.30.2014

Rumo ao Maracanã! França faz dois e elimina a Nigéria da Copa do Mundo

Franceses esperam Alemanha ou Argélia na próxima fase

O Dia
Brasília - Não faltou emoção no duelo entre França e Nigéria, nesta segunda-feira, no Mané Garrincha. Em jogo, uma vaga quartas de final da Copa do Mundo, e o destino de ir ao Maracanã, palco do duelo. Os europeus viram os africanos começando o jogo bem, mas conseguiram se impor ao longo dos 90 minutos, marcando dois gols na reta final do segundo tempo, vencendo por 2 a 0. Pogba e Yobo (contra) fizeram os gols que classificaram os Bleus.
LEIA MAIS: Confira notícias e bastidores da Copa do Mundo
O vencedor agora espera o duelo entre Alemanha e Argélia, que ocorre logo mais, às 17h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo pelas quartas de final será na próxima sexta-feira, no Maracanã.
Sakho, com uma lesão muscular na coxa esquerda, deu lugar no time titular da França para Koscielny. A Nigéria se envolveu em polêmica por falta de pagamento, inclusive cancelando treino. No domingo, durante almoço no hotel em que estão hospedados em Brasília, os nigerianos receberam uma quantia de quase US$ 4 milhões (R$ 8,8 milhões) do ministro dos Esportes do país, Tamuno Danagogo, referente ao pagamento pela premiação pela passagem de fase na Copa do Mundo.
Gana e Camarões foram outras duas seleções africanas que reclamaram da falta de pagamento de premiações nesta Copa do Mundo, ameaçando o andamento da competição.
França está nas quartas de final da Copa do Mundo
Foto:  Reuters
O JOGO
A Nigéria nem parecia a mesma equipe da fase de grupos. Veloz e mais organizada, a equipe africana começou fazendo jogo duro com a França. Logo aos 18 minutos, os nigerianos fizeram um gol, com Emenike, que foi anulado acertadamente pela arbitragem.
Três minutos depois os franceses deram uma resposta com Pogba. Em um contra-ataque em velocidade, o ataque francês pegou a zaga nigeriana aberta, Valbuena foi até a linha de fundo e cruzou para o volante, livre no meio da grande área. Pogba pegou com força, de primeira, mas o goleiro Enyeama estava atento e fez uma ótima defesa.
FOTOGALERIA: As imagens da vitória da França contra a Nigéria
Mesmo com o forte calor, os jogadores de ambos os times pareciam empenhados em não se poupar para o segundo tempo. Do meio para o fim da primeira etapa, os franceses tomaram conta do jogo, assumindo a posse de bola.
Aos 38, um lance polêmico. Evra abraçou Emenike por trás, depois da cobrança de escanteio. O juiz Mark Geiger fingiu que não viu o lance e não marcou a penalidade para os nigerianos.
LEIA MAIS: Matuidi admite dificuldade contra a Nigéria
Giroud foi o ponto fraco do ataque francês. O atacante do Arsenal da Inglaterra não fez um bom primeiro tempo, perdendo chances e errando passes importantes nos contra-ataques da França.
O segundo tempo começou com um lance forte. Aos nove minutos, Matuidi recebeu um cartão amarelo depois de uma entrada dura, torcendo o tornozelo de Onazi e o tirando do jogo. O amarelo ficou barato para o francês.
O primeiro lance de perigo do segundo tempo foi aos 18 minutos, pelo lado da Nigéria. Odemwingie recebeu na direita e cortou para o meio antes de bater. O goleiro Lloris fez boa defesa.
LEIA MAIS: Pogba festeja gol nas oitavas de final
Os franceses responderam com Benzema. Após tabelinha com Griezmann, o atacante ficou cara a cara com o Enyeama e bateu em cima do goleiro. A bola ainda passou em direção ao gol, mas Moses afastou o perigo antes que ela entrasse.
Melhor em campo, os franceses assustaram mais uma vez com Benzema. No rebote, Cabaye acertou o travessão. A França chegou de novo com Benzema, desta vez de cabeça, depois de um levantamento de Valbuena. Eneyama colocou para escanteio.
Na cobrança, o goleiro nigeriano saiu mal do gol e ficou pelo caminho, não achando a bola. Pogba estava atento e mandou de cabeça para o fundo do gol, sem goleiro. 1 a 0 França que pressionou em quatro lances em menos de seis minutos.
LEIA MAIS: Mesmo classificado, Deschamps pede cautela
Logo depois do gol, Eneyama fez mais uma boa defesa. Griezmann recebeu um lançamento, de Pogba, e finalizou com força. O goleiro teve de se esticar para evitar o segundo da França.
Nos acréscimos, depois de escanteio cobrado curtinho, Valbuena lançou Griezmann, que entrava na área em velocidade. O atacante se embolou com Yobo, sem tocar na bola. Foi o próprio zagueiro nigeriano que desviou para o gol de Eneyama, fechando o placar em Brasília.
LEIA MAIS: Treinador da Nigéria reclama da arbitragem e lamenta gol anulado
FICHA TÉCNICA
França 2 x 0 Nigéria
Estádio: Mané Garrincha (Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Público: 67.882
Gols: Pogba (França, 34' do 2ºT), Gol Contra - Yobo (Nigéria, 46' do 2ºT)
Cartão Amarelo: Matuidi (França, 09' do 2ºT)
Cartão Vermelho: -
França: Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Cabaye, Pogba, Matuidi e Valbuena (Moussa Sissoko, 48' do 2ºT); Benzema e Giroud (Griezmann, 16' do 2ºT). Treinador Didier Deschamps.
Nigéria: Enyeama; Ambrose, Yobo, Oshaniwa e Omeruo; Onazi (Reuben Gabriel, 13' do 2ºT), Mikel, Musa e Moses (Uche Nwofor, 43' do 2ºT); Odemwingie e Emenike. Treinador Stephen Keshi

Nenhum comentário: