1.14.2015

O Facebook te conhece melhor do que sua mãe - e só precisa analisar 150 de seus 'curtir' para isso

Segundo pesquisadores de Cambridge e Stanford, aquele 'curtir' irônico que você deu no status de alguém pode dizer muito mais sobre você do que você pensava  por Luciana Galastri


Ele te conhece melhor do que sua mãe? (Foto: getty)
Cientistas de Cambridge e Stanford criaram um programa de computador que analisou os likes de 85 mil usuários do Facebook. A ideia era verificar se a atividade na rede era compatível com a personalidade de cada indivíduo 'no mundo real'.
Para criar uma base de comparação, participantes do estudo fizeram uma pesquisa conhecida como MyPersonality, que monitora os gostos e perfil de cada um. Ao mesmo tempo, amigos e parentes respondessem a mesma pesquisa - mas sobre os voluntários. Depois o resultado dos testes das pessoas próximas foi comparado com os dados obtidos pelo software.
A conclusão do estudo é surpreendente: o Facebook, basicamente, nos conhece melhor do que amigos ou parentes. Analisando apenas 70 likes, o software conseguiu um resultado mais parecido com o teste feito pelos próprios participantes sobre si mesmos do que a análise de seus amigos. E com 150 likes, foi capaz de superar até mesmo mães e pais que responderam a pesquisa sobre seus filhos.
Ou seja - de certa forma, a rede conhece você melhor do que quase todo mundo.
Quase? A única exceção para a regra foi que esposas/maridos sempre conseguiram scores maiores do que os do Facebook ao analisar seus pares.
Quer ver o que o Facebook tem a dizer sobre você? O teste está disponível (em inglês) aqui!
Via Engadget

Nenhum comentário: