1.12.2015

Pesquisa testa aroeira como inseticida

Pesquisa testa aroeira como inseticida

  Agrônoma Andrea YuKwan Villar Shan está desenvolvendo um estudo sobre o uso alternativo da aroeira (Schinus terebenthifolius Raddi). Junto a um grupo de pesquisa, foram realizadas visitas de campo identificando que o óleo da folha dessa planta pode ser utilizado como inseticida. 

“O piretróide já é conhecido cientificamente. Ele é usado em inseticida, então seria um dos usos. Vimos que o composto tem maior quantidade nesse efeito. Nós ainda não isolamos o composto, mas já sabemos que estamos no caminho certo”. 

Pesquisas já apontam que os extratos aquosos obtidos da casca da aroeira possuem atividades antifúngica, antibacterianas e ação cicatrizante. A pesquisadora vai além e aponta que a planta, pertencente à família Anacardiaceae, é muito procurada pela produção de frutos, mas outras partes da aroeira também podem ser exploradas.

“Pensamos em estudar outras partes que envolva o composto e sirva como produção de interesse comercial. Então, o meu projeto visa o estudo de outras formas de exploração da espécie em Sergipe”.

A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), através do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 (Leonardo Gottems / Agrolink)

Nenhum comentário: