1.14.2015

Protetor Solar e Queimaduras


Saiba como evitar as queimaduras de sol com o protetor certo

 
Que o protetor solar é um item obrigatório principalmente no verão, todo mundo sabe. Mas às vezes ficam algumas dúvidas sobre qual é o fator de proteção solar ideal e quais os requisitos básicos na hora de escolher o produto certo para cada tipo de pele para evitar queimaduras e consequências mais graves.
Mulheres muito branquinhas, por exemplo, devem usar pelo menos um filtro solar 30 para UVB e 10 para UVA, além de se protegerem com chapéus, óculos e camisetas. Mas as mulheres negras podem usar um fator menor? Engana-se quem pensa assim. “Pessoas de pele negra também podem se queimar e ter câncer de pele. A orientação geral é a mesma. Quanto ao filtro solar, recomenda-se que seja pelo menos 15 para UVB e 5 para UVA”, explica Denise Steiner, especialista em dermatologia e membro da Sociedade Internacional de Dermatologia.
No rosto, os produtos certos são aqueles oil free (livre de óleo) para peles oleosas e os mais cremosos para as peles secas. Usar um produto especial no rosto, diferente do corpo, é importante para evitar surpresas desagradáveis, como espinhas, por exemplo.
Depois de pensar no fator de proteção e na textura certos para seu tipo de pele, é a vez de saber ler a embalagem. Além de ser aprovado pela Anvisa, é fundamental que o produto ofereça tanto proteção UVB quanto UVA. Isso vai garantir que sua pele esteja menos sujeita ao ardido do sol, envelhecimento precoce e câncer de pele.
A especialista explica que o jeito de aplicar também é importante. “O protetor deve ser passado 30 minutos antes da exposição, bem espalhado no corpo todo, com quantidade suficiente para o filtro ser visível. Após a primeira passada, o filtro deve ser reforçado ao chegar à praia ou piscina e depois deve ser repetido a cada 2 horas”
Sempre é melhor optar pelo protetor solar do que pelos bronzeadores. Estes podem deixar a pele queimada, descamando e muito sensível. Nem todos os bronzeadores oferecem proteção.
Se você acha que depois de todas essas dicas pode ficar “torrando” debaixo do sol com seu protetor solar, está errada. “Toda vez que a pele está bronzeada, já houve agressão às células da pele. O bronzeado é um pedido de socorro, onde as células que produzem o pigmento estão formando mais melanina para proteger a pele agredida”, esclarece a dermatologista.

Tira-dúvidas: dermatologistas falam sobre protetor solar e queimaduras(CLIQUE AQUI)

Queimaduras

Queimadura é a lesão na pele provocada geralmente pelo calor, mas também pode ser provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.
A queimadura de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se traduz como uma lesão vermelha, quente e dolorosa. A queimadura solar é um exemplo.
A queimadura de 2º grau superficial gera bolhas e muita dor; já a de 2º grau profunda é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca. Pode gerar repercussões sistêmicas e causar cicatrizes.
A queimadura de 3º grau é indolor, acomete todas as camadas da pele, podendo chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades.

TRATAMENTO

O tratamento irá depender do tipo de queimadura. Veja:

Queimadura de 1º grau

faça compressas frias nas primeiras horas após o acidente; não colocar pasta de dentes, nem manteiga. Use óleo mineral ou vaselina líquida para manter a queimadura hidratada; tome analgésico se necessário e use filtro solar regularmente.

Queimadura de 2º grau superficial

as bolhas devem ser drenadas, mas não devem ser retiradas, pois servem de curativo biológico. O procedimento deve ser feito preferencialmente por um médico. Após o rompimento da bolha, curativos com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério, e limpeza com água corrente e clorexidina devem ser feitos. Após a cicatrização, deve-se usar filtro solar para evitar o surgimento de manchas.

Queimadura de 2º grau profunda e 3º grau

na maioria das vezes, há necessidade de internação hospitalar, pois geralmente ocorrem manifestações sistêmicas, como desequilíbrio acentuado dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio, e desidratação; necessidade de retirada de tecidos necrosados, partículas estranhas na ferida; e até realizar enxertia.
Todos os pacientes com queimaduras de 2º e 3º graus devem tomar vacina contra o tétano, ingerir muito líquido e manter os membros acometidos elevados, para alívio da dor e do edema.
Se forem queimaduras significativas na face, mãos, pés e genitália, queimaduras elétricas ou de vias aéreas superiores, procure imediatamente uma emergência hospitalar.

Nenhum comentário: