7.06.2015

Marina da Glória, Rio tem obras suspensa pela Justiça

Iphan havia liberado trabalhos de revitalização para as Olimpíadas 2016.

Projeto é envolto em polêmicas desde de sua primeira versão.

Do G1 Rio
Projeto da Marina da Glória simula local após mudanças (Foto: BR Marinas/Divulgação)Projeto da Marina da Glória simula local após mudanças (Foto: BR Marinas/Divulgação)
A Justiça Federal suspendeu a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que liberava as obras na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio. O local vai ser a base dos atletas da vela nas olimpíadas do ano que vem.
Ao determinar a suspensão dos trabalhos, o desembargador Marcelo Pereira da Silva disse que a autorização deveria ter sido concedida pela Superintendência do Instituto, no Rio, e não pela presidência, em Brasília.
As obras ainda não pararam porque o Iphan e a concessionária BR Marinas ainda não foram notificados, conforme informou o RJTV.

Em 2013, durante o debate "Rio Marina da Glória",
 especialistas discordaram sobre o futuro do local.  O projeto que ainda era formulado por uma outra empresa foi alvo de polêmica e acabou sendo recusado. Ele previa a criação de um prédio de 15 metros de altura e mudanças numa área de 20 mil metros quadrados.A Marina da Glória e o Parque do Flamengo integram um espaço público tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1965.
novo projeto, que foi aprovado pelo Iphan e pela Prefeitura, custará R$ 60 milhões para provocar as alterações e adequar o espaço às Olimpíadas de 2016. De acordo com o Grupo BR Marinas, serão 415 vagas para barcos dentro da água e 240 vagas "secas".

.

Nenhum comentário: