5.09.2019

Em nota, PT apoia Cuba e condena Lei Helms-Burton


A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, subscreve nota do partido contrária ao bloqueio a Cuba pelos EUA.
“A aplicação da Lei Helms-Burton é o melhor exemplo de ingerência de um país sobre outro”, diz um trecho do documento que também é assinado por Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT.
A seguir, leia a íntegra da nota oficial:
Comunicado em apoio a Cuba e contra a Lei Helms-Burton
O Partido dos Trabalhadores manifesta seu rechaço contra as recentes medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos da América contra Cuba.
Desde 1962, o criminoso bloqueio estadunidense penaliza o povo cubano com regras que buscam sufocar o país e limitar seu desenvolvimento social e econômico. O governo e a população bravamente resistem, apesar dos contratempos, e a sociedade cubana logrou uma série de avanços sociais, alcançando alguns dos melhores índices educacionais, de saúde e de segurança no mundo.
Em 2014, com o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, imaginamos um novo momento de diálogo para o continente americano. Lamentavelmente, a chegada de Donald Trump ao governo estadunidense mostrou-se um total retrocesso em várias frentes, gerando uma nova onda de incertezas para o mundo e, principalmente, para a América Latina e Caribe. Vivemos agora um momento de ameaças constantes de conflitos e de intervenção dos EUA.
A aplicação da Lei Helms-Burton é o melhor exemplo de ingerência de um país sobre outro, feita de forma totalmente ilegal perante a lei internacional. Ataca sobretudo a soberania de outros países que buscam manter relações com Cuba e não compactuaremos com políticas deste tipo.
O governo e o povo cubanos continuam demonstrando que é possível lutar pela solidariedade entre as nações, por um mundo de paz e desenvolvimento para os seres humanos e o meio ambiente.
Por esse motivo, seguiremos apoiando Cuba em seu caminho e denunciaremos todo e qualquer ato contra esta corajosa nação.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional
Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais

Nenhum comentário: