5.08.2019

Por que a osteoartrite é mais comum em idosos?


A osteoartrite é uma doença reumática que atinge muitos idosos por todo o mundo. Mas por qual motivo isso acontece? Além da idade, existem outros fatores de risco que favorecem o surgimento da doença nesse público. Saiba quais são eles e previna-se lendo nossa matéria!​

  • +A
  • -A

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2015, 15 milhões de brasileiros sofrem com a osteoartrite. A doença, também conhecida como artrose ou osteoartrose, causa o desgaste da cartilagem das articulações e produz como consequência alterações nas estruturas ósseas do corpo.
A osteoartrite nos idosos
O problema atinge principalmente os idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite. “É muito mais comum nos idosos devido ao envelhecimento da cartilagem, um processo degenerativo natural do nosso corpo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.
A cartilagem é responsável por revestir a articulação e, assim, protegê-la. Quando o esqueleto se desenvolve por completo, as células que compõem suas estruturas não dão mais respostas na mesma velocidade. Inicia-se, portanto, um processo de desgaste que se acentua a partir da velhice. A articulação fica mais vulnerável e os movimentos do corpo podem causar dor e inchaço.
Outros fatores de risco
Além da idade avançada, existem outros fatores de risco que favorecem o surgimento da osteoartrite. A obesidade, o sobrepeso e os esforços físicos repetitivos, como uma prática esportiva capaz de provocar lesões, podem forçar a cartilagem e as articulações. A osteoartrite também surge secundariamente a outras doenças, como doenças metabólicas e endócrinas.
Segundo Nakada, a prevenção para o problema é difícil: “A degeneração ocorrerá independentemente de qualquer tratamento indicado, mas é possível minimizar seus efeitos com exercícios físicos, como fisioterapia, infiltração de ácido hialurônico e medicações.” Em casos mais graves, o paciente pode se submeter a cirurgias para impedir a progressão rápida da doença.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Nenhum comentário: