8.25.2008

Como usar o sutiã corretamente

Usar o sutiã errado pode causar danos aos seios, diz estudo
Pesquisadores alertam que hábito e estigma social levam mulheres à escolha errada.

Mulheres que usam o tipo de sutiã errado podem estar causando danos aos seios sem saber, segundo um alerta feito por pesquisadores britânicos.


Uma equipe da Universidade de Portsmouth testou cerca de 50 tipos de sutiã em centenas de mulheres durante os últimos três anos, e disse que os que oferecem pouco suporte podem fazer com que frágeis ligamentos nos seios se estiquem demais.

Segundo os pesquisadores, durante uma sessão de exercícios os seios se movimentam até 21 cm para cima e para baixo, e de um lado para o outro.


Entretanto, a maioria dos sutiãs apenas limita o movimento vertical, eles afirmaram. E alertaram especialmente os modelos esportivos que se parecem a uma camiseta regata mais curta.

"Muitas mulheres têm preferências por determinados tipos de sutiã e não compram outro tipo de jeito nenhum", disse Wendy Hedger, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto.


"Quando se fala em sutiãs esportivos, por exemplo, muitas mulheres não compram nada que se pareça com um sutiã normal - elas acham que se o sutiã não pode ser retirado pela cabeça, como uma camiseta, então não é um sutiã esportivo de verdade", afirmou.

"Mas a verdade é que os sutiãs que têm o fecho nas costas, como um sutiã tradicional, é que oferecem um excelente suporte", completou.

Hedger observou que o hábito de comprar sempre o mesmo tipo de sutiã faz com que muitas mulheres limitem suas escolhas a opções erradas, que podem causam dor e desconforto.

"Há um estigma social sobre determinados tamanhos. Muitas mulheres não querem ser vistas como tendo seios muito pequenos ou muito grandes, e compram sutiãs que não caem bem só para se encaixar dentro do que consideram ser um tamanho normal", afirmou.

A pesquisadora notou que o formato e o tamanho dos seios mudam ao longo da vida de uma mulher, que pode necessitar de diferentes tipos de sutiã com o passar dos anos, especialmente em fases como a amamentação e a menopausa.

Estudo mostra que 80% das brasileiras erram na hora de comprar essa peça.
Tomara-que-caia e sutiã com bojo devem ser usados com moderação.

Elas querem pernas torneadas, bumbum durinho, abdômen sequinho e a comissão de frente que segure o tranco. E para isso é necessário escolher um sutiã de boa qualidade, que deixe a mama confortável e permita que a pele respire. Isso porque a mama não tem músculos: o que a segura são os ligamentos de cooper e a pele.


Estudos mostram, no entanto, que as mulheres não sabem fazer a escolha correta na hora de comprar essa peça íntima. Uma pesquisa recente feita com 3,5 mil brasileiras revela que 80% delas erram na hora de comprar o sutiã do dia-a-dia. Outro estudo, este britânico, concluiu que com o modelo errado de top ou sutiã os seios podem balançar até 21 centímetros pra cima, pra baixo e para os lados -- isso durante a prática de atividades físicas de impacto.


Maria Helena Vermont, especialista em saúde dos seios, ensina o jeito certo de usar um sutiã. Segundo ela, alças bem ajustadas protegem a coluna e também a circulação nas regiões dos seios. Ela também alerta que as costuras devem ser evitadas e que a peça nunca pode “cortar” a mama, pois isso acaba provocando uma parada de circulação linfática.

Se a escolha for por um tomara-que-caia, a médica torce o nariz. "Tem gente que tem o hábito de usar só esse tipo de sutiã e isso pode fazer uma marca definitiva. Ele puxa a mama pra baixo, o que não é bom e não a segura. Em ocasiões especiais pode até usar, mas evite essa opção", afirma.

Maria Helena também não aprova o uso contínuo de sutiãs turbinados, com bojo, ferrinho e bastante enchimento. Isso porque, explica, a espuma esquenta a mama. E quando os seios transpiram demais a pele perde o tônus, provocando a queda mamária mesmo entre aquelas que não têm muito peito. Por isso, ela ensina: bojo e enchimento só com muita moderação.

Chega o sutiã ecologicamente correto

Uma simples promoção da marca ou vontade verdadeira de ajudar na luta pela preservação do planeta? Certo mesmo é que criatividade foi o que não faltou na hora de criar esse sutiã, que tem um compartimento para guardar "hashi", o palitinho que os japoneses usam para comer (repare ao lado da tigelinha de cor preta).
A proposta do fabricante é diminuir a destruição de árvores com um "hashi" dobrável que se pode usar várias vezes, em vez da versão tradicional em madeira.
A empresa não anunciou quanto o sutiã vai custar nem quando vai chegar ao Brasil. A apresentação da novidade aconteceu na quarta-feira (7), em Tóquio. (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)

Nenhum comentário: