2.10.2010

CERVEJA: BEBER COM MODERAÇÃO FAZ BEM



Uma pesquisa feita por cientistas espanhóis sugere que o consumo de cerveja após a realização de exercício físico pode trazer benefícios ao corpo humano.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada em Espanha, mostra que a bebida ajuda a repôr o líquido perdido na transpiração, durante o exercício.


Consumo moderado de cerveja faz bem aos ossos

Rio - Uma cerveja por dia pode ser um ‘santo remédio’ para os ossos. Segundo estudo americano, a bebida fermentada é rica em silício, que tem sido associado ao crescimento ósseo e ao aumento da densidade da massa óssea.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram 100 cervejas de todo o mundo e descobriram que as mais leves e mais claras, feitas de cevada maltada e lúpulo, são também as mais ricas em silício. Já as cervejas com baixo teor alcoólico contêm menor quantidade da substância. As cervejas escuras e as de trigo também têm menos silício, dizem Charles Bamforth e Troy Casey, que coordenaram o trabalho.

Eles descobriram que a bebida fermentada continha entre 6,4 e 56 miligramas de silício por litro — com uma média de 29 mg/l. Eles constataram que a maior parte da substância provém da casca de cevada maltada. Os médicos alertam, no entanto, que exagerar na bebida pode gerar o efeito oposto nos ossos.

Os investigadores acreditam que os açúcares, sais e gás da cerveja ajudam o organismo a absorver os fluidos mais rapidamente.

O jornal afirma que, com base no estudo, os pesquisadores recomendam o consumo moderado de cerveja após os exercícios – 500 ml para homens e 250 mil para as mulheres – como parte de uma dieta atlética.

Segundo James Betts, especialista em rehidratação pós-exercício da Universidade inglesa de Bath citado pelo Daily Mail, «muitas pessoas pensam no álcool como um diurético, mas se você já está hidratado, uma pequena quantidade de cerveja pode ser um modo de ingerir fluidos».

Mas Betts afirma que a melhor maneira de se rehidratar depois de fazer exercício ainda é com bebidas energéticas ricas em açúcares, água e sal.

O Dia

Nenhum comentário: