2.07.2010

Mulher deve procurar o médico antes de engravidar

Corpo deve ser preparado para a gestação
O ideal é que a mulher procure o médico logo que começar a tentar engravidar


Rio - A gestação é a fase mais importante na vida da mulher e requer muitos cuidados, desde o momento em que a decisão de engravidar é tomada. Essa preparação é muito importante para as alterações que o corpo irá sofrer e para o desenvolvimento saudável do feto.

“Marcar a consulta médica pelo menos três meses antes de tentar engravidar é o ideal. O profissional irá avaliar se há problemas como diabetes e hipertensão. Questionar hábitos alimentares, método anticoncepcional que está usando, se já tem filhos e passou por complicação no parto, se sofreu aborto espontâneo. E é importante mencionar eventuais problemas genéticos na família ou na do parceiro”, destaca o obstetra José Leonídio Pereira, professor da UFRJ.

Um programa alimentar com todos os bons nutrientes é essencial. “Se a mulher tem deficiência nutricional há maior risco de o feto nascer prematuro, com baixo peso e má formação. Já a maior incidência de doenças crônicas, como cardiovasculares, renais, obesidade e diabetes, por exemplo, estão relacionadas ao ganho de peso excessivo na gravidez”, diz o nutrólogo José Alexandre Portinho, autor do livro ‘A Biologia da Mulher’ (Ed. Imprimatur).

Alguns nutrientes são indispensáveis para preparar o corpo. “O principal é o ácido fólico, responsável pela formação do cérebro do bebê e por prevenir o aborto espontâneo”, explica. “Além disso, deverá ser feito um consumo maior de nutrientes: proteínas, vitaminas, ferro, cálcio e sais mineirais”, diz Portinho.

A pele também passará por alterações devido à revolução nos hormônios. Então, os cuidados devem se inicar o quanto antes, logo no início da gravidez. “Emolientes e hidratantes à base de alantoina, ureia, óleo de amêndoas doces ou semente de uva, ou ácido hialurônico evitam as estrias nas mamas e abdômem”, orienta a dermatologista Annie Levy Benzecry.

PRECAUÇÕES

EXAME DE SANGUE
Verifica se está com anemia; se tem imunidade para doenças como hepatite B e rubéola, e diagnósticos para sífilis e HIV.

CONTROLE DA PRESSÃO
Mulheres hipertensas têm mais risco de pré-eclâmpsia e problemas com placenta.

EXAME DE URINA
Detecta possível infecção urinária, o que aumenta o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.

DIETA MAIS NUTRITIVA
Ácido fólico (fígado, vegetais, feijão, gérmem de trigo. Ferro (fígado, carne vermelha). Complexo B (carnes, ovos, vegetais, cereais integrais). Cálcio (ovos, leite e derivados). Zinco (carnes, peixes, grãos integrais).

POR GISLANDIA GOVERNO (O Dia)

Nenhum comentário: