2.10.2010

SONO




Não há tormento maior do que varar a madrugada sem conseguir dormir e ainda, no dia seguinte, ter de enfrentar um dia de trabalho.
Estudos estimam que a insônia é um distúrbio que atinge de 30 a 50% da população mundial, mas que também boa parte desses casos podem ser evitados com mudanças simples como respeitar horários das refeições e evitar o consumo de estimulantes à noite, como chá, café, refrigerantes.

Segundo o neurofisiologista Israel Roitman, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, as causas da insônia são incertas e só um diagnóstico preciso é capaz de apontar a solução do problema em cada paciente.

Contudo, acredita-se que boa parte das razões de uma pessoa ter insônia esteja relacionada a alterações hormonais e a fatores psíquicos sociais. Por isso, inclusive, recomenda-se que a pessoa que sofre de insônia tente diminuir suas crises seguindo algumas regras simples que ajudam a contornar essas oscilações do organismo. Confira:

• Ir para a cama somente quando estiver com bastante sono.
• Manter horários regulares para se deitar e levantar.
• Evitar ir se deitar com fome ou sede.
• Procurar dormir em ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradável.
• Não fazer exercícios físicos perto da hora de deitar.

Terra

"SONO"

Sono, que vem como refúgio
quando não quero minha presença
em mim

Sono, que abriga minhas frustrações
pras quais não vejo soluções
em mim

Sono, a liberdade de fugir
a prisão de não viver
em mim

Sono, que quando percebo não acontece
que quando acontece só parece
em mim

Sono, que cria e liberta
deixa a porta aberta
em mim

Sono, que quando vem
toma conta de alguém
dessa vez, de mim

por Fernanda Ervolino

Nenhum comentário: