6.02.2010

Exercício na dose certa

Dez minutos de atividades intensas já ajudam a emagrecer e a prevenir o diabetes. Basta fazer dez minutos de exercícios intensos para começar a queimar gorduras. Esse hábito, dizem pesquisadores, produz mudanças metabólicas que duram pelo menos uma hora. E quanto melhor a condição física, mais benefícios a pessoa terá. É o que mostra um estudo realizado no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

As pesquisas na área visam a investigar as diferenças nos benefícios da prática de atividade física e dieta, além de buscar novos padrões que possam indicar riscos de doenças e novas formas de tratá-las. E a equipe de Robert Gerszten avaliou as alterações bioquímicas no sangue de várias pessoas. Alguns adultos eram saudáveis, outros não tinham fôlego para se exercitar e um grupo de corredores de maratona. Os pesquisadores pediram a 70 voluntários saudáveis para usar a esteira e analisaram mais de 20 metabólitos, as moléculas que se formam quando um indivíduo se exercita. Estes compostos, produzidos de forma natural, ajudam a queimar gordura e melhoram o controle do açúcar no sangue.

Certos metabólitos se aceleram durante o exercício, como aqueles envolvidos na queima de gorduras, enquanto outros relacionados ao estresse diminuem. Os resultados não são definitivos, já que esse campo de estudo é muito amplo, mas os dados reforçam a orientação de que mesmo curtos períodos de exercícios fazem bem à saúde, afirmam os autores.

A equipe de Gerszten descobriu que algumas alterações metabólicas começavam com dez minutos de atividade em esteira e permaneciam por pelo menos uma hora depois de as pessoas pararem. É mais uma evidência clara de que a prática de exercícios proporciona benefícios a longo prazo.

Ao estudar um metabólito responsável por queimar gordura sua equipe observou que o grupo com melhor condição física gastava mais calorias do que o grupo com menor condicionamento físico. Já os 25 corredores de maratona apresentaram um aumento dez vezes maior nesse metabólito depois das provas. E as diferenças nos metabólitos permitiram saber quais os corredores haviam terminado em menos de quatro horas e quais corriam em menor velocidade.

- Conseguimos uma fotografia química instantânea do condicionamento físico de uma pessoa. E podemos mapear a variedade metabólica

O Globo

Nenhum comentário: