6.01.2010

Falta de concentração nos estudos Vítima da Neurobiologia


Adolescentes que não se concentram são vítimas da neurobiologia

Os pais que se desesperam por ver que seus filhos adolescentes não conseguem se concentrar em sala, nem realizar as tarefas de casa ou ainda se planejar com antecedência, tem um consolo. Seus "meninos" não são tão preguiçosos ou descuidados, eles são vítimas da neurobiologia.

Cérebro dos adolescentes é menos eficaz que o dos adultos | Foto: Reprodução
Uma nova pesquisa publicada no Journal of Neuroscience revelou que o cérebro do adolescente continua se desenvolvendo durante a fase adulta por mais tempo do que se tinha conhecimento. Adolescentes podem parecer jovens adultos, mas sua estrutura cerebral ainda se assemelha a de crianças muito jovens.

"Nem sempre é fácil para os adolescentes prestar atenção na aula sem deixar sua mente se perder ou simplesmente ignorar as brincadeiras do seu irmão mais novo enquanto tenta resolver um dever de matemática", disse Iroise Dumontheil do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de Londres, um dos autores da pesquisa. "Mas isso não é culpa deles. Tem a ver com a estrutura de seus cérebros. Os adolescentes simplesmente não tem a mesma capacidade mental que um adulto", completou.

A atividade cerebral dos adolescentes foi monitorada através de exames de ressonância magnética enquanto os jovens tentavam resolver um problema de lógica, ignorando as distrações do ambiente.

As imagens revelaram um nível inesperado de atividade no córtex pré-frontal, uma região que fica na parte da frente do cérebro e que é responsável pela tomada de decisões e multitarefa. Isso indica que o cérebro estava trabalhando de forma menos eficaz do que de um adulto.

"Sabíamos que o córtex pré-frontal das crianças funcionava desta forma caótica. O que descobrimos agora é que essa parte do cérebro ainda está em desenvolvimento ao longo da adolescência. Isso significa que o cébebro dos jovens leva muito tempo para tomar um tipo de decisão", explicou a Dr. Sarah-Jayne Blakemore, líder do estudo.

Blakemore complementou dizendo que o pensamento dos jovens é caótico e que seus cérebros tem excesso de substância cinzenta ( corpos celulares e conexões que carregam mensagens dentro do cérebro). Segundo ela, conforme envelhecemos, a massa cinzenta diminui em nossos cérebros.

"O que nossa pesquisa mostrou é que não há muita coisa acontecendo na cabeça dos adolescentes", disse Sarah. "O resultado é que a energia do cérebro e os recursos são desperdiçados e o processo de tomada de decisão fica afetado negativamente."

Os adultos por sua vez têm menos matéria cinzenta, o que significa que as transmissões dos neurônios viajam de forma mais eficiente para o cérebro, o que faz com que ele funcione mais eficazmente.
O Dia

Saiba mais sobre a Neurobiologia

A Neurobiologia da Violencia

Fatores Sociais e culturais sao importantes no desenvolvimento de um comportamento violento. No entanto, esses fatores e suas flutuacões geram respostas diferentes em diferentes pessoas. Na verdade o comportamento violento se desenvolve atraves de uma complexa interacão entre fatores neurobiologicos e ambientais.
A neurobiologia pode explicar o comportamento violento ou ate mesmo o comportamente suicida.

Fatores Externos:

O uso de substancias tais como alcool ou drogas sao de fato relevantes para aumentar a violencia. Nos Estados Unidos 34% dos casos de violencia eh suposto ser devido ao uso de substancias quimicas. Apesar do fato de pessoas com problemas mentais tais como esquizofrenia e problemas de humor normalmente ter uma tendencia maior a pratica de crimes mais violentos, apenas 4 % dos crimes nessa pesquisa eh atribuido a pessoas com essas doencas. No entanto, essas doencas misturadas com o consumo excessivo de substancias como alcool e drogas, pode aumentar e muito o fator de risco. Outros tipos de doencas mentais, tai como demencia e retardamento mental pode engatilhar um comportamento violento impulsivo, mas isso em menor escala que os anteriores.

O ambiente aonde crescemos tem um efeito poderoso no comportamento violento. Pelo menos 33 % das criancas que crescem vitimas da violencia domestica dao continuidade as agressoes em suas familias, com os filhos e companheiros (a Scliar escreveu um post super legal que se encaixa bem aqui nesse ponto) . Esse ambiente domestico eh determinado pelo comportamento dos pais e esse comportamento nao eh independente dos problemas geneticos dos mesmos. Portanto, fatores geneticos e ambientais influenciam de fato o desenvolvimento de uma crianca.

Fatores Internos:

O comportamento agressivo pode ser aprendido sim, no entanto essa nao eh a unica forma de tornar as criancas violentas. O desenvolvimento do cerebro nessa hora tem um papel importante no comportamento futuro das criancas. Consumo de alcool durante a gestacao ou rejeicao materna prenatal tambem podem aumentar a predisposicao para um comportamento agressico da criancas em sua fase adulta.

Neurotransmissores e hormonios, incluindo esteroides e outras substancias estao tambem relacionados com comportamento agressivo. Serotonina, que eh um neurotransmissor, mimetizada por algumas drogas e alimentos, por exemplo exerce um controle de impulsos agressivos. Baixo nivel de CSF 5-HIAA (que entendi ser um acido – 5-HIAA – no fluido espinal cerebral) foram encontradas em pessoas agressivas. Aparentemente essa substancia esta fortemente relacionada com o nivel de agressividade, indice de suicidios e ate mesmo o alcoolismo, que por sua vez, acentua ainda mais a agressividade. Outro neurotransmissor importante nesse caso eh a Noradrenalina. E por ai nao acaba mais… nao vou entrar em detalhes de cada substancia pois sao muitos detalhes para escrever em um post e nao tenho intencao e nem a pretencao de ser especifica. Mas o que importa eh que existem substancias em nosso organismo que comprovadamente, em baixos niveis ou auto niveis, propiciam o comportamento violento. Se nosso organismo eh incapaz de produzir essas substancias a contento e em equilibrio, o desbalanco acontece e a agressividade aparece. O que deve ficar claro aqui eh que essas substancias que contribuem para o controle da neurotransmissao sao geralmente transmitidas atraves dos genes. Essa funcao nao pode ser modificada por fatores externos a nao ser por mutacao genetica. Somada a outros fatores externos o comportamento agressivo inerente pode ser amplificado mas nao modificado permanentemente.

Genero e a violencia:

Nos Estados Unidos, aonde essa pesquisa foi feita, 85% dos presos por crimes violentos sao homens. Uma porcentagem semelhante tambem eh verificado em pesquisas e nos relatos pessoais feitos nas comunidades normais. No entanto, dentro de comunidades com problemas mentais ou uso excessivo de substancias quimicas, essa diferenca se reduz brutamente. Em hospicios nao ha diferencas entre os generos e ambos os sexos apresentam o mesmo grau de agresividade.

Segundo o artigo, a diferenca na agressividade entre os generos se desenvolve na pre-escola e atinge seu apogeu na puberdade. Homens tambem sao mais vulneraveis ao alcoolismo do que as mulheres.

Existem alguns tipos de substancias relacionadas com o controle do comportamento agressivo que sao de fato bastante limitadas nos homens. Um nivel elevado de testostetona pode tambem estar associada com a agressividade na juventude, e isso vale tanto para adolescentes homens e mulheres, mas eh muito mais predominante nos meninos. Mas, ainda nao existe nenhum consenso a respeito das causas dessa diferenca e predominancia da violencia masculina.

Prevencao e Tratamento da Violencia:

- Uma maior atencao e cuidados no pre-natal e natalidade pode reduzir consideravelmente o nivel de violencia em uma sociedade.

- Tratamentos detox, combatendo alcoolismo e uso de substancias toxicas, sao fundamentais ja que esses fatores sao os fatores externos que mais influenciam o comportamento agressivo.

- A reincidencia de crimes violentos pode ser reduzido consideravelmente com um tratamento detox nos presidios.

- Tratamento e acompanhamento psiquiatrico deve ser estimulado e encorajado a pacientes com problemas mentais ou de personalidade, principalmente os que apresentam uma maior propensao a um comportamento agressivo.

Existem tratamentos para a violencia. Nos casos mais simples uma terapia ou acompanhamento psicologico deve ser suficiente. Casos mais graves tambem podem ser tratados atraves de medicamentos e reposicao de substancias tais como o Litio ou Clozapine, muitas vezes usadas para o controle da depressao e desfuncao cerebral.

A pessoa violenta deve ser considerada doente e deve ser encorajada a iniciar um acompanhamento medico, seja ele de desintoxicacao, de carater psicanalitico ou ate mesmo de reposicao de substancias.

Por outro lado, tratamentos para a agressão ainda e motivo de contestacã e debates, e ainda muita coisa permanece no obscurantismo. Entender a neurobiologia da violencia no contexto biosocial é fundamental para um convivio social mais feliz !

Fonte:clubedolivro.wordpress.com/.../

Um comentário:

HCattonar disse...

Imagine se Concentrar nos Estudos e Entender Todo o Conteúdo com Apenas Uma Leitura.. Seria bom pra você?
Em uma sequência de 7 apresentações Especialista Ensina 7 Erros que você comete ao Estudar e Como Transformar esses erros em Benefícios..
E mais, Através de um Método Simples e Fácil, você vai Descobrir Como Fazer para ter Concentração nos Estudos..
Gostou? Então se Cadastre para receber os Vídeos Exclusivos:

http://www.concurso3x.com.br