6.03.2010

Água emagrece?

Há três meses, a estudante Gabriela de Araújo topou o desafio proposto pelo seu treinador. Comprou uma garrafinha com a missão de beber quatro litros de água por dia. O objetivo? Emagrecer.
– Eu consigo beber, no máximo, três litros, mas quatro é bem difícil – conta. Mesmo assim, a grande ingestão de líquidos, em conjunto com uma dieta balanceada e exercícios físicos, já trouxe resultados positivos.

– A água ajudou muito: emagreci, estou mais definida e agora sinto cada vez mais a necessidade de me hidratar.

Na realidade, a água em si não significa necessariamente perda de peso. Mas ela é uma ferramenta importante no processo. Durante o emagrecimento, as moléculas de gordura se quebram e transformam-se em toxinas. Por isso, elas precisam ser removidas do sangue e eliminadas do organismo. A principal forma de retirá-las do corpo é pelos rins, por meio da urina. Por isso, beber água é importante para limpar o organismo de impurezas causadas pela perda de peso.


Além disso, ao emagrecer, o corpo perde músculo, é um processo natural. O problema é que esse tecido é rico em água. Ou seja, quanto mais peso se elimina, mais água é jogada fora pelo organismo. Conseqüentemente, torna-se de suma importância tomar o líquido quando se está fazendo uma dieta restritiva de calorias. Afinal, o corpo não armazena grandes quantidades de água, ela precisa ser reposta a todo momento.

Verdadeiro ou falso?

Beber água gelada queima calorias

É fato que o organismo queima calorias quando recebe água gelada. Ele gasta energia para aquecer o líquido e manter a temperatura corporal média em 37°C. Mas a quantidade de calorias perdidas é insuficiente para auxiliar o emagrecimento.

Consumir água durante as refeições engorda

Não é interessante consumir água durante as refeições, pois ela dilui as enzimas digestivas. Isso atrapalha o processo digestivo, mas não engorda. Provoca indigestão, desconforto ou refluxo. O adequado é beber líquidos 30 minutos antes de comer ou no máximo 100ml durante a refeição. Já o consumo de refrigerantes e sucos pode engordar em conseqüência do alto índice calórico desses produtos.

Muita água causa inchaço

Uma pessoa com o organismo saudável pode ingerir muita água. O excesso de líquido resulta apenas em um grande volume de urina diluída, sem que haja a perda de minerais e nutrientes. Mas uma grande quantidade de água associada a uma dieta rica em sal pode resultar em retenção de líquido e levar à sensação de inchaço. Há situações patológicas específicas (como insuficiência renal, cardíaca ou hepática) em que o excesso de líquidos pode trazer riscos à saúde.

Quanto devemos beber?

A ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do corpo. Mas cada pessoa tem uma necessidade individual, pois o consumo depende de fatores como peso, idade, atividade física, condições de saúde e quantidade de calorias ingeridas. Mais no geral são 8 copos por dia!

Fórmula

Primeiro, faça um cálculo de quanto você come por dia, em quilocalorias (kcal). A partir daí, estabeleça a relação 1:1. Cada quilocaloria consumida deve corresponder a 1 ml de água. (Exemplo: 2.500 kcal equivalem a 2,5 litros). Independentemente da dieta pessoal, o mínimo a ser ingerido são 2 litros diários.

Nenhum comentário: