6.04.2010

África sem bola



A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras, localizada na parte no hemisfério Norte e no Sul. Ao Norte, é banhada pelo mar Mediterrâneo; ao Leste, pelas águas do Oceano Índico e à Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui aproximadamente 800 milhões de habitantes. A renda per capita, por exemplo, é de aproximadamente US$ 800,00. O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.

Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta extração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.

Os principais problemas africanos são a fome, as epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil). Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%. As religiões mais presentes são a muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos. Inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas são faladas no continente.


Cuidados com a saúde

Para entrar na África do Sul exige-se que os visitantes acima de 1 ano de idade tomem vacina contra febre amarela 10 dias antes de embarcar e apresentem o certificado da vacina lá desembarcando.

Deve-se tomar remédio contra malária antes de visitar as reservas e os parques das províncias de Limpopo, Mpumalanga e KwaZulu-Natal. Toma-se o remédio 24 horas antes de entrar em uma área afetada pela malária e, depois, uma vez por semana durante cinco ou seis semanas.

Turismo

Passados os 10 anos, a África do Sul se tornou um dos destinos de viagem que teve o mais rápido crescimento no mundo, que contribui com 7 a 8% do PIB nacional e emprega cerca de 3% de trabalhadores sul-africanos.

O país oferece a qualquer turista uma vasta variedade de opções. É uma terra de inigualável esplendor e diversidade, desde trilhas de escaladas, balonismo e bungee jumping a rafting, surf e golfe, até locais considerados herança do mundo, tour pelos campos de batalhas ou observação de baleias ou um tour nas vinícolas.

Na Cidade do Cabo: Castelo da Boa Esperança - Table Montain - Jardins da Companhia - Districto Six Museum - Greenmarket Square - waterfront - Robben Island - Jardim Botânico Kirstenbosch - Bo-Kaap - Cabo da Boa Esperança

Em Pretória: Strijdom Square - City Hall - Burgers Park - Princes Park - Springbok Park - Jardim Botânico de Pretória - Museu de Arte - Church Square - Jardim Zoológico Nacional da África do Sul - National Cultural History and Open Air Museum - Voortrekker Monument - Menlyn Park - Fort Klapperkop (base militar antiga) - Union Buildings - Estação Central (arquitetura colonial) - Museu Transvaal - Reserva Natural Wonderboom

Em Johanesburgo: Museu do Apartheid - Museu Hector Pieterson - Gold Reef City (parque de diversões) - Zoológico de Johanesburgo - Galeria de Arte de Johanesburgo - Museu da África - Market Theatre - Museu de Nelson Mandela e Casa de Mandela
- Sítio Arqueológico de Sterkfontein

Em Durban: Teatro Elizabeth Sneddon - Teatro Catalina - Museu Marítimo - Centro Africano de Arte - Galeria de Arte KZNSA - Aquário de Durban - Parque Hluhluwe-Imfolozi - Parque Santa Lúcia - Praias - Templo Hindu Alayam
- Mesquita Juma

Em Port Elizabeth: Reserva Donkin - Horse Memorial - Forte Frederick - Jardim Route - Galeria de Arte Rei Jorge VI - Museu Oceanográfico

Em Bloemfontein: State President Swart Park - King’s Park - Freshford House Museum - Museu Nacional - Museu da Guerra dos Boeres - Museu do Rugby - Museu do batalhão de serviço especial - Museu Agrícola do Estado Livre - Museu dos Bombeiros
- Museu de Literatura Nacional - Old Presidency - First Raadsaal - Catedral Anglicana - Casa Maphikela

Em Rustenburgo: - Pilanesberg Game Reserve (parque e reserva florestal) - Adventurous Fun - Groot Marico
- Kgaswane Game Reserve (parque e reserva florestal) - Royal Bafokeng Stadium (estádio sede da Copa do Mundo de 2010)

Em Nelspruit: - Mbombela Stadium (sede da Copa 2010) - Jardim Botânico de Nelspruit - Blyde River Canyon - Parque Nacional Krueger

Cultura

O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o Norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade.

Pode-se identificar atualmente, na região Sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência Norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do Sul do Saara. A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.


Clima

A África do Sul é famosa pelo seu sol, menos frequente nas estações chuvosas. Abril e maio são mais agradáveis, já que não há chuvas. No verão, a temperatura pode ser superior a 32ºC. Para quem procura ambientes ao ar livre, céu azul e o quente do brilhante sol africano, os parques da África do Sul oferecem isso. Cada um dos 20 parques nacionais tem uma preocupação distinta, seja voltada para a fauna ou para a flora. Em 14 deles são oferecidas acomodações para turistas e muitas opções de lazer e cultura, como a observação dos "big five" (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo).


Um país, uma nação

Quando as eleições de 1994 foram realizadas, nascia, naquele momento, uma nova África do Sul. Nelson Mandela, líder negro sul-africano que ficou preso por 27 anos, fincou sua bandeira contra o Apartheid. Logo depois, venceu a eleição mais esperada dessa nação. Três séculos de soberania dos brancos sobre a maoria negra da população finalmente chegavam ao fim.

Esse novo começo para o país chamado de “Rainbow Nation” - ou, como diz o Arcebispo Desmond Tutu, primeiro arcebispo negro sul-africano, “Rainbow Children of God” - significava, pela primeira vez, que todas as pessoas da África do Sul, independentemente da cor, credo ou sexo, eram iguais. Em 1997, uma constituição inédita garantiu ao povo esses direitos.

Os 300 anos de história sul-africana que precederam essa dramática reviravolta em direção à liberdade e à democracia explicam como tudo deu tão errado em um período de tempo tão longo. Colonizadores europeus brancos de três países lutaram entre si pelo direito de controlar um território vasto que, na opinião de cada um, pertencia a eles.

Na mesma época, tribos negras fizeram o mesmo. E os colonizadores ainda travaram batalhas com as tribos que atravessam seu caminho. Foi nessa época que minas de ouro e diamante foram descobertas. Os negros foram trabalhar nas minas, enquanto os brancos ficavam mais ricos. Para que a história não pareça confusa, é necessário que se fale sobre o papel social e político da África do Sul na História Antiga do mundo.

Um pouco de geografia

- Principais rios da África: Nilo, Níger, Congo, Limpopo, Zambese e Orange.
- Clima: Clima Mediterrâneo (chuvas na primavera e outono) no norte e sul; Clima Equatorial (quente e úmido) no centro.
- Relevo: Monte Atlas (norte), Planalto Centro-Africano (região central), Grande Vale do Rift com altas montanhas e depressões (leste). Na região norte destaca-se o Deserto do Saara.
- Cidades mais populosas: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria), Kinshasa (R. D. do Congo), Cartum (Sudão), Johanesburgo (África do Sul) e Gizé (Egito).

Nenhum comentário: