6.04.2010

Nova técnica com células-tronco pode revolucionar a cirurgia plástica ou reparadora./ Veja também: Injeção de células-tronco contra envelhecimento

Injeção de células-tronco contra envelhecimento
Material retirado do corpo do próprio paciente passa por centrifugação e pode ser aplicado no rosto ou nas mãos. Terapia de rejuvenescimento é indicada para pessoas a partir dos 40
Rio - A poção mágica da juventude ainda não foi descoberta, mas um médico brasileiro conseguiu um importante ingrediente para minimizar as marcas do tempo. O cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite, que lançou o livro ‘O que a cirurgia plástica pode fazer por você’ (Editora 3RStudio), vem utilizando células-tronco, retiradas da própria gordura do paciente, para preenchimento de face e mãos envelhecidas.
As células-tronco são capazes de dar origem a outras células e tecidos para terapias medicinais. O material — utilizado nas mãos, na região malar, na boca e no famoso ‘bigode chinês’ (linhas que vão das laterais do nariz ao queixo) — é retirado da gordura de qualquer parte do corpo do próprio paciente. Segundo a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Neide Kalil, pesquisadora da técnica, o local em que a retirada é mais fácil é o abdômen.
O procedimento para rejuvenescer é indicado para paciente a partir dos 40 anos. E também para quem tenha emagrecido drasticamente, e que por isso apresenta flacidez, como pessoas submetidas a cirurgias de redução de estômago.
O procedimento é feito no consultório, através de injeção de substância resultante da centrifugação das células-tronco. Dura uma hora e custa cerca de R$ 1,5 mil. “O preenchimento não dói. Fica um pouco inchado de 4 a 7 dias, mas dá um viço imediato à pele, que também aparenta menos rugas. Graças ao procedimento o surgimento de colágeno é estimulado”, descreve o médico. Depois do procedimento, o paciente deve usar gelo, evitar falar e não cometer excessos. Em dois dias, estará liberado e com a aparência renovada.
LIVRO
O livro ‘O que a cirurgia plástica pode fazer por você’ é uma espécie de ‘manual’ com respostas sobre procedimentos cirúrgicos e estéticos. Há informações sobre finalidade, tempo de internação, pós-operatório, dor, cicatriz e problemas possíveis.SEGURANÇAÉ preciso estar seguro e decidido para enfrentar a cirurgia e se recuperar bem no pós-operatório. EM FORMAEstar no peso ideal é recomendado, mesmo em cirurgias faciais. ALIMENTAÇÃOEstabelecer uma alimentação saudável e ingerir muito líquido é o ideal. Não é recomendável estar em dietas rigorosas.
SEM CIGARROEvite fumar de três a quatro semanas antes da cirurgia. E deixe de consumir bebida alcóolica pelo menos uma semana antes e duas depois da operação.DE BEM COM A VIDAEstar psicologicamente bem é importante. Plástica não resolve depressão nem crise de relacionamento.
A matéria-prima vem da gordura do paciente. A expectativa é reconstituir pele, músculos e até ossos. A novidade, que começa a ser testada no mês que vem. A pesquisa pode revolucionar a cirurgia plástica ou reparadora.

Quando se envelhece, o que acontece com o rosto?

“A pele vai ficando sem elasticidade, ressecada”, diz uma mulher.

“As rugas, as linhas de expressão vão aparecendo”.

Para compensar a perda de volume, a medicina tem truques: preenchimento de gordura, que em grande parte dos casos é absorvida, ou de ácido hialurônico, que dura em torno de seis meses. Como tornar então o rosto mais jovem por mais tempo?
Com células-tronco contidas na gordura, em uma concentração cinco vezes maior que na medula óssea.

Pesquisadores brasileiros conseguiram desenvolver um método de separar, em apenas 20 minutos, usando uma centrífuga própria, células-tronco contidas em 50 mililitros de gordura. O trabalho foi publicado em uma das mais respeitadas revistas científicas internacionais da cirurgia plástica e confirmado em laboratório.

Agora os cirurgiões plásticos vão começar os testes em pacientes. Já a partir do segundo semestre, 20 mulheres com idades entre 45 e 55 anos e com queixas de envelhecimento facial, terão células-tronco próprias misturadas a gordura e injetadas debaixo da pele do rosto. A expectativa dos pesquisadores é de um resultado duradouro, natural e sem rejeição.

“A perspectiva é muito boa porque não só essa célula-tronco pode se diferenciar em mais gordura para aquele local como ela pode se diferenciar em vasos sanguíneos que vão nutrir aquele enxerto de gordura e vão garantir que aquele enxerto fique naquele local e não seja absorvido”, explica a coordenadora do estudo no Instituto Ivo Pitanguy Natale Gontijo Amorim.

A pesquisadora vai mais longe. Acredita que em um prazo de cinco anos as células-tronco da gordura serão usadas, além da estética, em cirurgias reparadoras, na reconstituição de músculos, ossos, pele.

Ela lembra o caso da francesa que teve o primeiro transplante parcial de face do mundo, em 2005.

“Você poderia simplesmente produzir um novo músculo a partir da célula-tronco dela, para o rosto dela, nova pele, ossos, e poderia restituir o próprio tecido dela.
Sem perigo de rejeição, sem tomar corticóide, sem problemas a longo prazo.
É uma revolução na cirurgia plástica e acredito que é uma revolução na medicina”, conclui a coordenadora do estudo no Instituto Ivo Pitanguy Natale Gontijo Amorim.

A pesquisadora esclarece que a nova técnica usa células-tronco adultas e da própria pessoa. Por isso não está sujeita às discussões éticas e religiosas sobre o uso de células de embriões.
G1.com

Nenhum comentário: