10.16.2010


DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: SOMOS E SEREMOS O REFLEXO DO QUE COMEMOS

Estar em forma é o sonho de muita gente. Mas, para alcançar este objetivo, algumas pessoas acabam priorizando os fatores estéticos e se esquecendo de cuidar da saúde. No Dia Mundial da Alimentação, a nutricionista Lílian Assis, destaca os maiores erros da população na busca incessante pela perda de peso. Confira!

Dieta não é brincadeira! Conheças a opções que mais prejudicam a saúde:

- Dieta da proteína: rica em gordura e pobre em fibras, vitaminas e carboidratos, ela pode levar a hipoglicemia, mal estar, enjoos e, a longo prazo, até danos renais e danos cardiovasculares (excesso de gorduras saturadas e trans).

Dieta muito restrita: dietas com baixíssimas calorias não fornecem nutrientes suficientes para o funcionamento adequado do organismo. Além disso, elas reduzem o metabolismo, adequando o corpo a gastar pouquíssima energia, o que impede o emagrecimento. Ou seja, o efeito pode ser exatamente o contrário.

Alimentos que não devem ser excluídos de dietas de emagrecimento:

Arroz e Feijão: essa dupla tende a sofrer com o preconceito de ser engordativa. Mas, isso é um mito! Eles se completam, formando uma proteína bem parecida com a das carnes. Para deixar este prato mais saudável, a dica é substituir o arroz branco pelo integral, o que trará mais nutriente a sua alimentação e aumentará a sensação de saciedade. O feijão pode ser de qualquer cor, mas sem carnes, e temperado só com alho, cebola, louro ou coentro.

Açúcar: Pode ser usado com moderação por aquelas pessoas que não tem problema de glicemia alterada. Preferencialmente, deixe para consumir dentro de produtos industrializados como biscoitos, barrinhas e sucos.

Pão: prefira os integrais, mas nunca exclua os carboidratos da sua dieta, pois eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de ajudar a controlar aquela vontade louca de comer doces e outras guloseimas
.

Nenhum comentário: