10.10.2010


MAQUIAGEM INFANTIL: OS RISCOS DO EXAGERO

Descubra quais são eles e veja como ajudar a sua filha.

Maquiagem infantil: os riscos do exagero
Todo mundo sabe que a pele das crianças exige cuidados especiais. Produtos cosméticos precisam ser adequados à idade e o protetor solar é um companheiro indispensável.  Mesmo assim, está cada vez mais comum ver as pequeninas querendo arrasar na hora da maquiagem. Mas, até que ponto a vaidade infantil pode prejudicar a pele dessas meninas? O que pode ser permitido ou não quando o assunto é o uso da maquiagem?

De acordo com dermatologistas, na infância, a pele está mais sujeita a agressões, pois ainda está em desenvolvimento. Por ser muito mais sensível, absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem e o uso precoce de produtos desenvolvidos para adultos pode causar sérios problemas como irritações, alergias e obstrução dos poros, principal causa de acnes.

Após verificar se o produto tem a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o melhor a fazer é usar o que for específico para o público infantil. Uma maquiagem voltada para este público deve sair facilmente com água, diferente das maquiagens feitas para adultos. Atualmente, já é possível encontrar no mercado alguns produtos com o gosto ruim, justamente para que as crianças não se sintam tentadas em colocá-los na boca.

É importante esclarecer que a maquiagem infantil deve ser usada com moderação, além de ser feita apenas para eventos especiais. Quanto mais cedo a criança fizer uso da maquiagem mais riscos de uma erotização precoce isso traz. Não permita que a maquiagem se torne hábito do dia a dia da criança. Isso pode causar uma impressão errada de que ela só pode se sentir bem se estiver maquiada. Seja firme e saiba dizer não. A vontade é natural, mas os pais não devem incentivar a criança. O diálogo é sempre o melhor caminho.

E como os pais podem descobrir se a sua filha anda exagerando ou não? Observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva já é um grande passo. Sua filha não pode achar que a imagem dela é mais importante do que sua vida de criança. Ir para a escola ou a um passeio parecendo mais um mini adulto e não saber controlar seu impulso de comprar cosméticos também é outro sinal.

O ideal seria mesmo manter as meninas longe da maquiagem, já que, segundo especialistas apenas os hidratantes e gloss labial existentes no mercado fazem parte de uma linha de maquiagem infantil confiável. Mas toda mãe sabe o quanto isso é complicado. Nestes casos, é importante pelo menos remover os produtos de forma correta.

Nenhum comentário: