10.12.2010

Você acredita em milagres de Nossa Senhora da Aparecida?


A pergunta correta seria se você acredita na intercessão de Nossa Senhora da Aparecida para que aconteça um milagre, mas para simplificar todos nós costumamos falar nos milagres de Nossa Senhora da Aparecida, mesmo sabendo que são de Deus. Já faz algum tempo que ao passar em Aparecida fui visitar o Santuário de Nossa Senhora, e em uma das salas do subsolo vi uma quantidade enorme de muletas e outros aparelhos próprios para quem tem dificuldades para andar. Perguntei a um funcionário de onde vinha tudo aquilo. Aquele homem simples me respondeu que tudo o que ali estava havia sido deixado pelos romeiros como agradecimento pela graça alcançada na recuperação das doenças que os impediam de andar.
Naturalmente que sempre podemos questionar se a recuperação de uma doença foi realmente um milagre ou se foi resultado da recuperação esperada de um tratamento médico, mas para aquelas pessoas a recuperação foi por conta do milagre de Nossa Senhora da Aparecida, se não no todo, pelo menos em parte, e nada conseguirá demove-los daquela crença.
Confesso que nunca entendi direito o que é um milagre, e como mais dificuldade ainda aceitei que muitos fatos creditados como milagres fossem de fato milagres, mas há pouco tempo atrás li um artigo da autoria do geólogo Dr. Rubem Queiroz Cobra que, com muita simplicidade e sabedoria, colocou que o milagre é algo particular e o testemunho é público, o milagre nos enche de alegria e o testemunho nos infunde respeito e temor. Era esse entendimento que eu precisava para compreender e acreditar em milagres.
Milagre é um contato individual e particular com Deus, e não algo magnífico ou extraordinário aos olhos de todos. O milagre é algo incompreensível para quem está de fora e não adianta o que recebeu a graça explicar, jurar, mostrar, porque ninguém vai acreditar. Ao mesmo tempo em que ninguém de fora acredita que o ocorrido com o outro é um milagre, também não adianta explicar, demonstrar e provar para o agraciado que aquilo que ocorreu não foi milagre, porque não vai aceitar - para ele foi milagre e não há discussão.
Hoje eu não discuto mais um milagre ocorrido com o outro, e simplesmente faço um esforço para aceitar como milagre, pois, de fato, para aquela pessoa assim o foi. Milagre é uma experiência que a gente tem de Deus e essa experiência, na maior parte das vezes, é intransferível. O milagre é parecido com a dor, cada um tem a sua e ninguém consegue sentir efetivamente a dor que outro sente, o máximo que podemos fazer é imaginar. Assim também é o milagre ocorrido com o outro, o máximo que podemos fazer é imaginar.
Entendido o que é milagre, mas ainda não é claro se é milagre de Nossa Senhora da Aparecida.
Você já viu alguém rejeitar um pedido feito pela mãe? É muito difícil rejeitar o pedido da mãe, quase ninguém faz isso. Quando a gente tem um pouco de receio de pedir alguma coisa para alguém, ou se a gente quer que alguém faça algo andar mais rápido a gente pede para mãe dele interceder, e tudo acaba ocorrendo como num passe de mágica - o que parecia difícil, ocorre rapidamente.
É assim que vejo os milagres de Nossa Senhora da Aparecida - a gente pede para mãe interceder junto ao Filho, o Filho conversa com o Pai e ai tudo se resolve. Sabemos que se a gente pedir diretamente ao Filho o milagre também vai acontecer, mas dá um gostinho diferente, mais humano, mais íntimo e é mais familiar fazer o pedido através da mãe.
Se você ainda tem dúvida, como eu também tenho, aproveite esse 12 de outubro, dia de Nossa Senhora de Aparecida, e faça uma experiência. Se não funcionar, não desista como eu ainda não desisti.
*comerciante e graduando em teologia pela PUC-Rio
João Carlos Teixeira Carneiro*
Nota de boaspraticasfarmaceuticas: Nossa Senhora da Aparecida é a nossa santa por devossão.

Nenhum comentário: