10.12.2010

Manifesto de artistas e intelectuais pró Dilma:

Um grupo de artistas e intelectuais liderados por Chico BuarqueLeonardo BoffFernando MoraisEmir SaderEric Nepumuceno está articulando adesões ao manifesto abaixo de apoio político a eleição de Dilma Roussef.
Se você puder aderir agradeceríamos muito: mande sua adesão para emirsader@uol.com.brericnepomuceno@uol.com.br.
E, se você puder, divulgue aos seus amigos do Rio para participarem do ATO POLÍTICO de entrega do manifesto à candidata, no Teatro Oi Casa Grandedia 18 de outubrosegunda-feira, às 20h. (Rua Afrânio de Mello Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro).
Manifesto de artistas e intelectuais pró Dilma:
Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff.
Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.
Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desigualdade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.
Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.
Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.
Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.
Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.
Leonardo Boff,
Chico Buarque,
Fernando Morais,
Emir Sader,
Eric Nepumuceno 
Retirado do blog de Luiz Carlos Azenha (pela leitora Dulce Maia): http://www.viomundo.com.br/politica/dulce-maia-o-apoio-de-chico-buarque-a-dilma.html

Comentários sobre o manifesto

Os padres e Pastores que difamam a Dilma e protege o demagogo Serra querem é dinheiro, o Deus deles é a grana. Ontem eu descobrir porque do movimento contra a Dilma o Serra prometeu soltar dinheiro para as Santas Casas das igrejas catolicas e deu dinheiro para reunião de cultos ou seminários evangélicos. Os caras são discipulos de satanás divulgam boatos para trazer a discordia entre os membros do corpo de Cristo. O anti Cristo está querendo prevalecer nas eleições do Brasil, para colocar o seu projeto de atraso e de entrega das riquezas do Brasil na mão dos estrangeiros. Vamos divulgar e desmascarar essa corjas.

Expresso aqui minhas opiniões sobre alguns pontos do Manifesto :
* Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.
A educação está em péssimo estado ! nossos jovens classe C e D têm dificuldades em articular o pensamento e a linguagem através da escrita, e isso é muito grave ! Que benefícios os dois mandatos do Lula trouxe nesta área ? A julgar pela possibilidade de continuidade, estamos em maus lençóis !
fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.
* Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.
Creio que o que está em jpgo é a maneira como daremos continuidade a alguns apectos de fato positivos que o governo Lula trouxe , Também está em jogo nos livrarmos das sombras e porões que regem a prática de desqualificação dos meios para atingir fins ! 

Carlos J. R. Araújo · 1 dia atrás
Chico Buarque, segundo o Veríssimo (há vinte anos), é a única unanimidade nacional. Foi contemplado com dois favores especiais da genética, mas, ao contrário de muitos, foi de uma fidelidade exemplar: nunca desonrou a sua herança genética (até porque nem todo filho de peixe peixinho é) e nunca traiu a sua própria inteligência. 

 Francisco · 1 dia atrás
O que há é o seguinte, os artistas brasileiros morrem de medo (com toda razão...) das represálias que os grandes canais de TV podem promover contra eles. O PIG é monopólio, se brigar com um, briga com todos, a pressão é brutal. No tempo da primeira candidatura do PT (Lula lá...) foi um levante geral, não deu para fazer represálias. Nas eleições seguintes rolou, na própria classe artistica, uma certa (e ingênua) decepção. Claro, fazer politica no planeta terra é bem mais dificil e exige muito mais conceções que no planeta utopia... Hoje, no entanto, quem quiser dar apoio, de escritor a ator, de cantor a artista plástico, o sujeito pensa duas vezes. Como não há censura DECLARADA o medo é ficar isolado e sem emprego. Ley de Medios! 



beth · 1 dia atrás
Finalmente se levantam as vozes daqueles que são reconhecidamente lúcidos, inteligentes, conscientes e que já provaram que são das melhores cabeças pensantes do país.
Orgulhosamente endosso o Manifesto, pois estou farta de ser considerada "infantilizada, manipulada, inconsciente, besta, alienada" e outros adjetivos igualmente ofensivos, pelo fato ser favorável à continuidade da
"construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional. Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada."

PABLO RODRIGO · 1 dia atrás
Estou dentro também. Os tucanos não podem jamais voltar a comandar este país. A meleca que fizeram foi tamanha que precisaremos de muito tempo ainda para terminar de reverter o nível de atraso a que nosso país foi relegada na maldita era FHC. Este senhor e sua corja deveriam estar atrás das grades pelo enorme desserviço prestado à nação e à política nacional. Desenvolveram o maior esquema de corrupção da história republicana para aprovar a emenda da reeleição e o financiamento das privatarias. É um absurdo! A Dilma tem que ser eleita, pois só assim podemos continuar vendo o Brasil aumentar sua projeção internacional e sua distribuição interna de renda. Pra frente, Brasil! Que atrás tem tucano!
Como podemos fazer circular isso pelo Brasil nesses dias que antecedem o 2º turno?
Isso disse o então Ministro da Saúde José Serra: "Nós dissemos que a CPMF era para a Saúde PARA QUE ELA FOSSE APROVADA". Hoje, esse mesmo senhor diz que vai fazer metrôs em várias cidades, clínicas e aumentar o salário-mínimo para R$ 600,00. Acho que ele está dizendo essas coisas PARA QUE SEJA ELEITO. Como não podemos confiar num sujeito que diz algo assim, é urgente que façamos chegar isso a toda população brasileira. EU NÃO ESTOU INVENTANDO ISSO! EU VI isso na TV após a aprovação da CPMF no Congresso Nacional. Deve haver algum meio de recuperar essa matéria, só eu não sei como fazer. Naquele momento tive nojo e, a partir daquele momento, uma rejeição visceral à pessoa dele. 

Ana Maria · 1 dia atrás
Fiquei feliz com o apoio desses artístas que estão pondo a cara para bater principalmente da Globo, estava esperando essa atitude do Chico Buarque de quem sou fã desde da época da ditadura nesse país.Nós queremos que mais militantes figuras famosas e intelectuais lutem para que o Brasil não volte as privatizações, e que o nosso povo aquele que melhorou de vida possa continuar cada vez melhor, eu acredito em Dilma .
Obrigada Chico Buarque Leonardo Boff,Emir Sader, Eric Nepomuceno e todos os artístas e intelectuais com coragem e com consciência desse país.
Para o Brasil continuar SORRINDO DILMA

Caetano · 1 dia atrás
É preciso estar atento e forte ( a luta continua)

Essa eleição não é mais uma eleição qualquer. Nesse momento especial do segundo turno fica explícito o embate entre as forças progressistas e os arautos do conservadorismo e reacionarismo desse país.

Não acredito que a comparação entre governos seja o componente fundamental para decidir a eleição, embora continue tendo grande peso. As forças reacionárias se mostram bem vivas e blindaram o José Serra, fazendo com que ele, em sua ânsia de poder, assumisse bandeiras antes impensáveis em seu currículo.

Entretanto, é importante frisar que a origem política de uma pessoa não tem muito a ver com a sua postura atual. Benito Mussolini começou sua malfada carreira política no Partido Socialista italiano. Carlos Lacerda foi comunista na juventude.

José Serra, autor do discurso mais contundente contra os militares. no comício de 13 de março de 1964, hoje age como Carlos Lacerda ao ir para o Colégio Militar e dizer que Lula instalou uma República Sindicalista no Brasil.

Vamos lembrar que as bandeiras do udenismo estão de novo tremulando por aí. Parece que voltamos aos anos 50 quando Getúlio Vargas enfrentou uma das mais sórdidas campanhas difamatórias contra a sua pessoa e o seu governo. A imprensa bateu em Getúlio Vargas sem dó nem piedade, fazendo que esse homem, cansado de apanhar depois de ter feito tanto para o povo brasileiro e não ver quase ninguém do seu lado, resolveu se matar.

“Entrego minha vida em holocausto ao povo brasileiro”. Foi só com Getúlio morto que o povo reagiu, mas já era tarde, não? Foi essa reação popular que impediu o golpe militar em 1954, atrasando em dez anos esse malfadado acontecimento. Foi essa reação popular que elegeu Juscelino Kubitscheck de Oliveira, acusado por Carlos Lacerda (UDN) de querer implantar uma República Sindicalista no Brasil.

Os acontecimentos atuais me trazem à memória um fato ocorrido em 1985. Num debate das eleições municipais para a prefeitura de São Paulo, Boris Casoy, então na Globo, perguntou para Fernando Henrique Cardoso (PMDB, na época): “Você acredita em Deus?”. Fernando Henrique titubeou e não respondeu.

No dia da eleição, eu estava na capital, fazendo boca de urna para o Suplicy (PT), e vi em todos os postes do centro um cartaz trazendo a foto do FHC com uma cruz em cima (simbologia cristã para espantar o mal) e pedindo votos para o Jânio Quadros, a fina flor do moralismo e do reacionarismo. Jânio ganhou a eleição. Depois os “aloprados” do PMDB atacaram vários comitês do PT atribuindo a responsabilidade dessa derrota à candidatura Suplicy.

Gostaria de saber o Fernando Henrique pensa a respeito do que está acontecendo hoje, como sociólogo que é.

Hoje estão postando muitos cartazes, nos postes das imediações das igrejas católicas e templos evangélicos, com as tradicionais infâmias contra os candidatos de esquerda: “vão fechar igrejas, defendem o aborto, vão invadir fazendas, defendem o casamento gay, são ateus e satânicos. Não votem neles”. Isso sem considerar os bilhões de emails
que grassam nos subterrâneos da política no Brasil e detonam a candidata esquerdista.

Está sendo produzida uma lavagem cerebral to intensa que deixaria o Joseph Goebells, chefe da propaganda nazista, com inveja. O que estão fazendo com a Dilma é fichinha comparando com o que fizeram com Getúlio, Juscelino, João Goulart e Lula. Eu nunca vi uma incidência tão grande de ódio contra uma pessoa. Alguns jovens de uma escola de elite em que leciono chegam a espumar de raiva da candidata de esquerda. Nas ruas, quando você fala que vai votar em Dilma, algumas pessoas olham com desdém e só faltam fazer o sinal da cruz. O clima está sim, pelo menos em minha cidade, reduto historicamente reacionário.

Mas, vida que segue, é preciso agir com cautela e não entrar no jogo da direita. Existem pessoas racionais que não querem a volta da hegemonia do obscurantismo no país. É com essas pessoas e com seu poder de influência que temos que trabalhar, transformando-as em militantes nesse enfrentamento. Ainda há tempo. Às ruas, pois
Eles dizem: "Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimen to econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional." Ué, somente agora no segundo turno alguns artistas, intelectuais e etc e tal descobre que, pra ser mantido os avanços já conquistados devemos votar na DILMA? O Sader eu sei que é DILMA de primeira hora, o Chico sempre apoiou o PT. e quem votou na tiririquinha verde, como o Leonardo Boff, a quem admiro desde os tempos da Teologia da Libertação? E tantos outros "esclarecidos" que apoiaram trairas como o Plínio Arruda, a própria tiririca Verde agora vem com este papo? Façam-me o favor? Este pessoal já não faz diferença! O que realmente garantirá a eleição da DILMA será partir para o ataque contra o zé trololó nos horários obrigatórios na televisão. Soltem a mordaça que impuseram à DILMA, pelo amor de Deus! O povo quer ver a nossa candidata responder à altura quando atacada, principalmente nos debates. O povo quer uma mulher aguerrida e que não leva desaforo, pra ter certeza que na hora da necessidade ela reagirá a altura. Por acaso a DILMA já esfregou na cara do trololó as milhares de baixezas que ele praticou quando era ministro do fhc? Não! Fica neste blá, blá, blá cansativo sobre o que já fizemos e o que iremos fazer. Se a turma da coordenação da DILMA não cair na real e partir pro ataque sangrento, esqueçam. O trololó será eleito! E tudo que o governo LULA fez até agora ele destruirá nos próximos oito anos. Ou alguém tem dúvidas que o monstrinho no poder rapidamente conseguirá maioria neste congresso onde a maioria se vende por trinta moedas? E com a máquina e a grande mídia nas mãos ele destruirá qualquer reputaçao, inclusive a do LULA.
 luiz pinheiro · 1 dia atrás
O que será, que será
que vai acontecer
se a gente lutar
com todo o coração
todo pulmão
com toda consciência
toda emoção
até a Marina
virá se juntar
e nem todas mentiras
vão evitar
a Dilma vai ganhar
e o Brasil chegar lá
o povo brasileiro
vai comemorar
porque não tem
culpa
nem nunca terá
porque não tem
medo
nem nunca terá
porque quer ter governo
e merece ter
porque quer ter futuro
lá rá..... 





2 comentários:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

malu · 13 horas atrás
Só hoje que eu li esse post, estou com o espírito mais alegre, porque eu amo o Chico de paixão, mas se ele pedisse para votar no Serra, eu não votaria nem sob tortura, eu estava desesperada para ouvir qualquer coisa nesse sentido, nem que fosse um apenas: vou votar na Dilma. Ele como sempre se superou. Chico, eu te amo, meus filhos até riem da minha paixão, aliás passei essa paixão para minha filha que é jovem e linda e ama o Chico como eu: meu ex-marido, um sociólogo bem humorado até ri e concorda: eu nunca fui páreo para o Chico, fazer o quê? Pelo menos perdi para o homem mais corente do Brasil, para o maior artista do Brasil.

A candidatura demotucana é uma ameaça da volta do neoliberalismo que quebrou o Brasil tres vezes e quebrou o mundo em 2009. A ameaça é maior agora porque os grandes grupos econômicos internacionais estão de olho no pré sal (o ex-genro deixou isso explícito em entrevista recente). Não ao desemprego, não à mediocridade, NÃO Á ENTREGA DO PATRIMONIO NACIONAL. DILMA PRESIDENTE!__

Como ambientalista e educador ambiental, manifesto meu total apoio a esta iniciativa contra o retrocesso conservador em nosso país e pela eleição de Dilma presidente da república. É uma grande vergonha a campanha que a grande imprensa e setores da velha oligarquia demopsdbista estão realizando para voltar ao poder. Lula e Dilma, com um maior compromisso no campo socioambiental, são a melhor solução para o nosso país e para o Planeta
Dorinho Marques · 16 horas atrás
A eleição da Dilma significa um voto de justiça ao governo que luta para implantar desenvolvimento ao nosso país. A oposição usa de todos seus recursos para desqualificar a candidatura de Dilma. Porisso o apoio de pessoas como Chico Buarque, Leonardo Boff, Fernando Morais é tão relevante. É preciso que todos que lutam por um país melhor façam o mesmo
e assim calaremos as vozes da infâmia, da hipocrisia e do cinismo daqueles que querem impedir a elevação do nosso povo.
Uri · 21 horas atrás
Os padres e Pastores que difamam a Dilma e protege o demagogo Serra querem é dinheiro, o Deus deles é a grana. Ontem eu descobrir porque do movimento contra a Dilma o Serra prometeu soltar dinheiro para as Santas Casas das igrejas catolicas e deu dinheiro para reunião de cultos ou seminários evangélicos. Os caras são discipulos de satanás divulgam boatos para trazer a discordia entre os membros do corpo de Cristo. O anti Cristo está querendo prevalecer nas eleições do Brasil, para colocar o seu projeto de atraso e de entrega das riquezas do Brasil na mão dos estrangeiros. Vamos divulgar e desmascarar essa corjas.

Unknown disse...

Compartilho com vocês outros manifestos que circulam pela net:

Manifesto de reitores de federais:
http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4221:grupo-de-reitores-de-universidades-federais-fazem-manifesto&catid=58&Itemid=100012

Manifesto de professores universitários em Defesa da Educação Pública
http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/2010/10/15/manifesto-de-professos-universitario-em-defesa-da-educacao-publica/

Manifesto dos engenheiros, arquitetos e agrônomos:
http://gilsonsampaio.blogspot.com/2010/10/manifesto-dos-engenheiros-arquitetos-e.html

Nos dois últimos ainda há como aderir.
Abç