12.13.2010

Algo de bom no ar

Cresce a oferta de produtos para perfumar a casa e aumentar o bem-esta

Perfumar a casa não é exatamente uma necessidade básica, mas não há dúvida de que um cheirinho agradável ajuda a proporcionar uma sensação gostosa de estar num ambiente acolhedor. Durante muitos anos, o único jeito de colocar uma fragrância no ar era comprar os tradicionais produtos em aerossol nos supermercados, velas aromatizadas ou acender incensos (hoje, a variedade é tão grande que há alguns com odor insuportável). Mas há novidades nessa atmosfera. A opção mais recente para criar um clima atrativo nos cômodos do lar – e, dessa forma, aumentar o bem-estar de seus ocupantes – é usar fragrâncias em spray e óleos essenciais, lançados por perfumarias conhecidas, lojas de produtos naturais e até confecções.
Existem odores para todos os gostos, dos amadeirados aos cítricos e com pitadas de exotismo, como o óleo essencial de pitanga (Aromagia), a essência que imita o cheiro do mar (Aromaknaut) e os novos cumaru e copaíba, trazidos da Amazônia pela Natura.
Um dos motivos para o aumento de popularidade dessa forma de perfumar o ambiente, na opinião da aromaterapeuta Sandra Spiri, é a vontade dos habitantes das grandes cidades de levar um pouco de natureza para dentro de casa. Talvez por isso essa demanda tenha merecido mais atenção dos participantes da exposição Casa Cor, evento que reúne o que há de mais atual em arquitetura e decoração. Na edição paulista deste ano, de 28 de maio a 9 de julho, os ambientes da mostra foram aromatizados pelo osmólogo (especialista em odores) Fernando Amaral, de São Paulo. “O cheiro dá alma aos ambientes”, sustenta. Uma das cozinhas, por exemplo, ganhou odor de pêssego com notas cítricas.
O parquinho das crianças ficou com cheiro de flor de laranjeira. E, a pedido do paisagista Alex Hanakazi, Amaral usou cheiros de folhas, lavanda e cravo-e-canela no jardim. “Conseguimos emocionar e provocar várias sensações”, diz Hanakazi.
A maioria dos sprays e óleos usados em casa não promete mais do que bem-estar. É isso mesmo o que deseja a relações públicas Cristina Dell’Amore, de São Paulo. Todos os dias, ela borrifa a casa com um spray de alecrim e coloca gotas de lavanda em diversos pontos. “Sentir esse cheiro em casa me dá a sensação de paz”, afirma.
Porém, há quem alimente expectativas maiores e eleja as fragrâncias de acordo com os preceitos da aromaterapia (técnica da medicina alternativa que prevê o tratamento de diversos males com aromas) com o objetivo de mudar estados de espírito e comportamentos. De acordo com o aromaterapeuta Zheca Catão, da Neal’s Yard, representante paulista da loja inglesa homônima, muita gente busca óleos para perfumar a casa e ainda ajudar contra o cansaço, a ansiedade e o stress. “Nesse caso, para conseguir efeito, deve-se usar apenas óleos essenciais puros. A diferença é que esses óleos, quando são corretamente extraídos das plantas, contêm várias substâncias mais complexas que estimulam regiões do cérebro. Os cheiros sintéticos não têm essa ação terapêutica”, garante. O neurologista Luciano Pinto, da Universidade Federal de São Paulo, no entanto, acredita que as sensações causadas pelos óleos são passageiras. “E não se deve usar os aromas como se fossem remédios”, pondera.
É verdade. Mas sabe-se que os cheiros evocam sensações que de fato beneficiam a alma. A lavanda, por exemplo, acalma, enquanto o aroma da bergamota parece dar mais energia e vitalidade. Por isso, é possível até escolher o melhor cheiro para cada cômodo da casa. No quarto, o descanso pode chegar mais facilmente com o auxílio do cheirinho de sândalo. As formas de espalhar os aromas são variadas. Os óleos essenciais podem ser colocados em aromatizadores elétricos ou velas, vidros spray ou sobre pétalas de flores secas. E as opções não param aí. Os produtos da Natura devem ser jogados sobre pequenas pedras de cerâmica. Um charme. Assim como as águas perfumadas da L’Occitane para passar roupa. Puro mimo.
Mônica Tarantino

Nenhum comentário: