12.18.2010

Brasil cria site que reúne informações sobre pesquisas clínicas

A partir de hoje, qualquer pessoa pode consultar informações sobre pesquisas científicas que envolvam testes feitos com seres humanos no primeiro banco de dados brasileiro sobre o assunto.
O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBEC), plataforma virtual do Ministério da Saúde, vai reunir dados sobre recrutamento de voluntários, testes de medicamentos e pesquisas com ensaios clínicos em pessoas, não importam os resultados.
A plataforma é feita em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e Organização Pan-Americana de Saúde.
O objetivo, segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, é proteger os voluntários de pesquisas.
"Mais do que um cadastro, é uma forma de regulação. Existem centenas de pessoas no Brasil envolvidas em pesquisas. É preciso que haja um acompanhamento rigoroso."
Hoje, muitos estudos brasileiros são registrados em bancos de dados internacionais.
De acordo com Josué Laguardia, pesquisador da Fiocruz, a plataforma vai assegurar a transparência na divulgação de resultados. "Os pesquisadores têm responsabilidade ética pelos resultados, sejam eles favoráveis ou não. Muitos trabalhos publicados em revistas só mostram os resultados favoráveis, mas a falta de resultados pode ser mais útil aos pacientes."
O RBEC pode ser acessado no site www.ensaiosclinicos.gov.br. Pesquisadores que quiserem inscrever trabalhos em qualquer etapa podem se registrar, mas o cadastro não é obrigatório.
A expectativa é que 200 estudos sejam cadastrados por ano. O Ministério da Saúde e a Fiocruz também esperam que, em breve, o site seja reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma fonte de dados.

Nenhum comentário: