12.18.2010

Fiocruz lança Canal Saúde como emissora de TV

A Fundação Oswaldo Cruz inaugura nesta terça-feira, 21, às 10h30, a TV Canal Saúde. O Ministro José Gomes Temporão participa do evento que acontece no estúdio do canal, no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro. A inauguração será transmitida, ao vivo, para todo o Brasil como parte da programação especial de lançamento da emissora.

Na ocasião, serão assinados um acordo de cooperação entre os Ministérios da Educação, da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Cultura, nomeando o Canal Saúde gestor da faixa dedicada à área da saúde na TV digital pública, e duas portarias: uma em que o Canal Saúde representa o Ministério da Saúde nos comitês de programação e gestão da TV digital e outra que formaliza o compromisso do Canal Saúde como responsável pelo canal da saúde na Oi TV.

A principal veiculação da nova emissora é através de antena parabólica digital. Outra forma de veiculação é um canal exclusivo na Oi TV, com estreia prevista para o início de 2011. A operadora de TV por assinatura em acordo com o Ministério da Saúde vai doar mais de 5 mil kits de recepção (antena da Oi, receptor digital e aparelho de televisão) aos conselhos municipais e estaduais de saúde, facilitando o acesso à programação do Canal Saúde. Profissionais e gestores da saúde, além de usuários do Sistema Único de Saúde passam a contar com um canal de informação e mobilização em torno das discussões sobre as políticas de governo para o setor.

Durante 16 anos, o Canal Saúde adotou o conceito de canal virtual. Todo este tempo está presente nos estados brasileiros através de emissoras parceiras de veiculação como a NBR, que transmite uma hora diária de programação do Canal na faixa Brasil Saudável. Em canais universitários, comunitários e legislativos alguns de seus programas também são veiculados. E na internet (www.canalsaude.fiocruz.br) a programação é transmitida simultaneamente à televisão. As parcerias serão mantidas permitindo que mais pessoas assistam ao novo conteúdo do canal.

Ao se transformar em uma emissora de televisão, o Canal Saúde passa a gerenciar um canal próprio, inicialmente, com 12 horas de programação ininterrupta, das 9h às 21h. A veiculação através de satélite aberto possibilita que toda antena parabólica com recepção digital, cerca de 3 milhões hoje no Brasil, capte o sinal do canal.
Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: