12.13.2010

Como fazer uma ceia saudável neste Natal

Troca de alguns ingredientes e alteração no modo de preparo garantem bem-estar

Rio - Parte desta semana será dededicada pelas famílias a organizar da ceia de Natal. E por que sofrer de culpa ao sair da dieta, se a refeição pode ser saudável? Especialistas afirmam que trocar alguns ingredientes e alterar o modo de preparo das receitas são formas de poder saborear as delícias que a data põe à mesa. E isto vale para qualquer pessoa, inclusive pacientes diabéticos e com problemas cardiovasculares.

De acordo com o nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) Marcelo Barros, a tradição de pôr alimentos gordurosos, doces e excesso de bebidas alcoólicas à mesa representa risco maior que simplesmente o de ganhar alguns quilos. Principalmente para quem é cardíaco, diabético ou sofre de colesterol alto.
“O paciente que não tem a doença controlada, se exagerar na comida mesmo que por uma noite, aumenta a chance de ter um derrame a curto prazo”, exemplifica Marcelo, que completa: “O ideal é moderar na ceia e prepará-la substituindo fritura, temperos prontos e açúcar, por assados, temperos naturais e adoçantes”.

A tradicional rabanada, por exemplo, não precisa ser frita, pois assim tem um alto valor calórico, o que limita o consumo a duas por pessoa.
Entretanto, no Natal também há quitutes que são sempre bem-vindos e não meros enfeites. “Frutas, por exemplo, colaboram com a sensação de saciedade. Já as oleaginosas, como castanhas, ajudam a controlar a pressão arterial e aumentar o bom colesterol”, afirma Barros.

A chef Célia Pessoa, cujo bufê prepara ceias tanto para empresas quanto para famílias, opta pela forma light em suas receitas. “Ceia de Natal é uma vez por ano. E se for saudável, come-se com menos culpa”, afirma.
DICAS
FRUTAS
Devem estar descascadas para estimular o consumo. Comê-las antes dá saciedade: trunfo para não exagerar.

SALADAS
Evite temperar com sal e molhos com maionese. Prefira azeite, limão, cravo e alecrim. Além das folhas, saladas de feijão fradinho e lentinha têm tudo a ver com as festas de fim de ano.
RABANADA
Use leite desnatado. Do ovo, ponha só clara. Substitua o açúcar pelo adoçante de forno e fogão. Asse a rabanada no forno, em vez de fritá-la.
FAROFA
Em vez de bacon e calabresa, opte pelo queijo de soja, banana, passas e clara de ovo.
CARNES
Pernil tem muita gordura. Escolha tender e chester. O bacalhau é uma opção muito saudável, mas deve estar bem dessalgado. Mesmo assim, hipertensos devem consumir pouco.

Nenhum comentário: