12.18.2010

Maiores avanços da década

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

CIÊNCIA


Revista 'Science' elege os principais marcos científicos, entre eles descobertas sobre o DNA

Maiores avanços da década

Revista ‘Science’ elege os principais marcos científicos, entre eles descobertas sobre o DNA

Washington - Os primeiros dez anos do século mudaram radicalmente as forma de se fazer ciência. Descobertas em relação ao DNA, à manipulação de células-tronco, ao papel das bactérias e até sobre novos planetas marcaram a última década. A ‘Science’ — uma das mais importantes revistas científicas — escolheu os avanços no conhecimento do DNA como o maior marco científico do período.
Nos anos 2000, os cientistas descobriram que os humanos têm muito menos genes do que se pensava — são 21 mil e não 100 mil como se acreditava. Além disso, mostrou que o que durante muito tempo foi considerado “lixo” no DNA tem funções importantes, ajudando na regulação de todo o genoma.
ESPERANÇA DE CURA

Os estudos com células-tronco também andaram a passos largos. Os cientistas conseguiram desenvolver técnicas de manipulação e já produzem, em laboratório, qualquer tecido do corpo humano, viabilizando um dos mais promissores tratamentos para várias doenças e dando esperanças a milhares de pacientes que sofrem com doenças graves.
Astrônomos também fizeram conquistas que marcaram a década, como a confirmação da existência de água no subsolo de Marte. E o registro de planetas fora do Sistema Solar bateu recordes. Em 2000, havia 26 planetas confirmados. Hoje, são 505. Houve ainda avanços na precisão de medições no espaço.
DINOSSAUROS E MAMUTES
A partir desta década, os livros poderão descrever com detalhes a aparência e até mesmo as cores de criaturas que viveram há milhões de anos, como dinossauros e mamutes. Tudo graças ao desenvolvimento de novos métodos de analisar o DNA dessas criaturas extintas. Cientistas constataram ainda que os seres humanos tiveram filhos com seus antepassados, os neandertais.
DESTAQUES
GENOMA
Descobriu-se que o ser humano tem menos genes do que se imaginava (21 mil, contra 100 mil anteriormente).
CÉLULAS-TRONCO
Representam uma das mais promissoras fronteiras para o tratamento de doenças. Nesta década, os cientistas aprenderam como manejá-las e controlá-las.
BACTÉRIAS AMIGAS
Cientistas finalmente deram trégua às bactérias e aceitaram que muitas desenvolvem funções importantes no funcionamento e na proteção do corpo humano.
ÁGUA EM MARTE
Missões encontraram evidências fortes de que houve água líquida no planeta vermelho bilhões de anos atrás e comprovaram a existência de gelo enterrado no solo.
 

Nenhum comentário: