12.17.2010

Queda recorde do desemprego

Taxa de desemprego é a mais baixa desde 2002



RIO DE JANEIRO - A taxa de desemprego em novembro chegou a 5,7% - a mais baixa desde o início da série histórica em 2002, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês, o número de desempregados também atingiu o menor patamar dos últimos oito anos.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), a queda da taxa de desemprego em relação ao mês de outubro (6,1%) foi de 0,4 ponto percentual. Em relação ao mesmo mês de 2009, ano da crise financeira internacional, a redução foi mais acentuada, de 1,7 ponto percentual.

De um mês para o outro, a população desocupada diminuiu 5,9% e fechou o mês de novembro em 1,359 milhão, em números absolutos. Frente a novembro de 2009, a redução foi de 20,7% ou 354 mil desempregados a menos, segundo a pesquisa.

Em novembro, a população ocupada ficou estável (22,4 milhão) na comparação com o mês imediatamente anterior. Mas em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,7% ou 795 mil postos de trabalho.

Já o rendimento médio real dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do país teve uma pequena queda (0,8%) em relação a outubro e fechou novembro em R$ 1.516. O valor representa alta de 5,7% frente a novembro do ano passado.

A PME avalia a situação do mercado de trabalho nas regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre.

Lula diz que 'não achava estar vivo' para ver queda recorde do desemprego

"Eu não achava que estaria vivo ao receber uma notícia como esta", afirmou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar os números oficiais do desemprego no Brasil divulgados durante a manhã. O índice de desocupação apresentou a maior queda desde 2002. Lula participa da reunião de cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu (Paraná).
- Desemprego apresenta queda recorde em novembro

"Há dez anos, a gente pensava que isto acontecia em outros países. Agora está acontecendo nas bandas do Mercosul e da América Latina. Esta é uma conquista extraordinária", declarou o presidente, diante dos colegas chefes de Estado do bloco econômico, como o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Durante a manhã, Lula defendeu o Mercosul em discurso para representantes do movimento social na cidade paranaense. Ele reconheceu que o bloco econômico criado durante a década de 1990 precisa de alguns avanços, mas pediu para que "não percam de vista" o que já foi conquistado e disse que a América Latina conseguiu uma "identidade mercosulina": "Ninguém sente saudades do comércio lá de trás. Hoje temos uma relação invejável", disse.

Nenhum comentário: