1.03.2011

beleza

CABELOS EM QUEDA? O PROBLEMA PODE SER A SUA SAÚDE

Cabelos em queda? O problema pode ser a sua saúde
Não espere para ver se a queda de cabelos vai diminuir naturalmente. Procure um médico antes.

Não são só as folhas da árvore de caem. Os cabelos também. Mas, segundo os dermatologistas especialistas em medicina capilar (tricologia), esse é um processo natural, relacionado às mudanças climáticas que ocorrem com a mudança das estações e acabam modificando o ciclo dos cabelos.
Na verdade, não há como prevenir a queda de cabelo que se acentua a cada mudança de estação. O processo depende de fatores climáticos que interferem no ritmo de produção e secreção dos hormônios de cada ser humano e também na forma como as estruturas que originam os cabelos (folículos pilosos) se comportam.
Quando se fala de uma queda normal de cabelos, uma mulher perde, em média, de 50 a 120 fios por dia, mas, geralmente, a reposição capilar ocorre naturalmente. O problema é quando essa queda começa a ser motivo de preocupação, incômodo ou motivo da diminuição do volume de cabelo ou falha no couro cabeludo.
Dermatologistas acrescentam que a queda capilar não se limita a fatores genéticos ou a quadros de estresse. Problemas de saúde como a deficiência de ferro, desnutrição, tireóide, sífilis e até mesmo câncer, também são algumas das causas da queda. Por isso, é preciso procurar um dermatologista logo que perceber que a queda está fora do normal.
Uma investigação mais profunda feita com a ajuda de um médico pode ajudar, e muito, na descoberta dessas possíveis causas, eliminá-las. Mesmo os casos de calvície podem ser revertidos caso não tenha havido destruição ou atrofia completa dos folículos que dão origem aos cabelos. Quando a causa é o estresse físico ou psíquico, a recuperação é ainda mais fácil.
Quedas hormonais, provocadas por doenças ou com alterações na saúde do couro cabeludo, são mais difíceis de recuperar, mas, para tudo existe um tratamento. Por esse motivo, os especialistas insistem em dizer: quanto antes o problema for tratado, melhor

Nenhum comentário: