1.04.2011

Falta de prova científica da pulseira do equilíbrio gera revolta

Rio - A pulseira do equilíbrio é um dos temas mais comentados do Twitter na tarde desta terça-feira. e já ocupa os "trending topics" brasileiros do microblog. O tema caiu na rede após o site da empresa que fabrica o produto na Austrália ter dito em nota que o produto não tem nenhum valor científico.

 Fabricante de pulseira diz que benefícios não tem prova científica

Em nota, a empresa australiana diz que os usuários que se sentriem lesados pela propaganda supostamente enganosa devem entrar em contato para receber o dinheiro até o dia 30 de junho deste ano.



"Na nossa propaganda, nós divulgamos que a pulseira aumenta sua força, equilíbrio e flexibilidade. Nós admitimos que não há nenhuma evidência científica em que se baseiam nosso anúncio", diz o comunicado.

Foto: Reprodução Internet
Rubens Barrichello usa uma pulseira verde em seu braço direito e afirma que ela lhe dá mais força e flexibilidade
No Brasil, as pulseiras custam valores acima de R$ 100. Além dos produtos do equilíbrio, como a pulseira e deiversos tipos de pingente, o site da fabricante brasileira exibe testemunhos de famosos, como o piloto de fórmula 1 Rubens Barrichello.

"É impressionante como tenho me sentido mais forte e flexível quando me exercito. Senti diferença, principalmente nos treinos de esteira", diz Rubinho no site da empresa.

Pelo Twitter, diversos usuários brincam com a situação, como se já fosse sabido que as pulseiras não teriam nenhum valor científico.

"Se a pulseira do equilíbrio funcionasse, ninguém usava mais muleta!", diz Inri Crazy (@inricrazy).

"Sempre soube q o PowerBalance n funcionava! afinal a pulseira em apenas 1 braço, só gera desequilibrio! tem q usar nas 2, DAI FUNCIONA!", brinca Leonardo Oliveira (@Leo_sdo).

"A pulseira do equilibrio não funciona? Cai da cadeira.", diz Marco Cancio (@marcocancio).

Outros internautas já ensaiam uma manifestação pela rede.

"Vc que acreditou: peça reembolso!", diz Pedro Pavanato (@pedropavanato).
Fabricante no Brasil afirma que está em conformidade com a lei
A fabricante da pulseira no Brasil não está preocupada com a queda das vendas do produto. A assessoria de imprensa da empresa informou ao O Dia que o problema na Austrália se deveu a um erro na propaganda do produto naquele país e que isso não ocorreu no Brasil.

"O que ocorreu na Austrália foi a propaganda errada. Aqui no Brasil, a 'Power Balance' consultou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para divulgarmos o produto. Em nenhum momento, fizemos falsas promessas", informou a assessoria de imprensa da empresa.

Em nota oficial, a empresa diz que a propaganda no Brasil está dentro da lei.

"A On The Beach, distribuidora oficial e exclusiva da Power Balance no Brasil, informa que toda a publicidade realizada no País está em conformidade com as leis vigentes e com a normas estabelecidas pela Anvisa. Reforçamos ainda que nosso marketing é voltado para a comercialização de um acessório esportivo.  Não divulgamos falsas promessas de benefícios.  O uso da Power Balance está ligado a decisão pessoal de cada um", diz o comunicado.
O Dia

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