11.03.2011

Ensinamentos seguidos por Steve Jobs são trazidos ao Brasil; veja entrevista



Discípulos do antropólogo Carlos Castañeda, os norte-americanos Miles Reid e Aerin Alexander criaram o Being Energy. Foto: Divulgação Discípulos do antropólogo Carlos Castañeda, os norte-americanos
Miles Reid e Aerin Alexander criaram o Being Energy

Um resgate ao ser em detrimento do fazer é uma das propostas do médico acupunturista Miles Reid e sua mulher, a fisiologista Aerin Alexander, que chegaram a São Paulo na manhã desta quinta-feira (3) para uma série de workshops que acontecerão entre os dias 4 e 6 de novembro. Discípulos do antropólogo Carlos Castañeda, os norte-americanos criaram a doutrina Being Energy, cujos princípios eram seguidos até por Steve Jobs e que pregam que por meio de exercícios físicos e respiratórios podemos nos libertar dos nossos problemas físicos e emocionais, garantindo uma melhor qualidade de vida e utilização do nosso corpo.
Castañeda escreveu livros a respeito do assunto após aprender tais técnicas com um índio norte-americano chamado Dom Juan, de modo a viver intensamente cada dia, melhorando não apenas a saúde, mas também os relacionamentos familiares e profissionais. Não há restrições na prática das técnicas da Being Energy, mas recomenda-se que crianças passem a praticá-las apenas a partir dos 12 anos. "Idosos e pessoas com deficiência física são capazes de participar dos workshops também", disse Reid em um bate-papo na sede do Terra em São Paulo, nesta quinta-feira (3).
Esta é a terceira vez que o casal vem a São Paulo (SP) para ministrar palestras e ensinar as técnicas da tradição Being Energy, tendo uma boa aceitação e procura pelos brasileiros. "As pessoas que vão aos workshops podem esperar uma exposição dinâmica a movimentos como sentar e levantar, experiências de silêncio para entenderem como seus órgãos e seu corpo trabalham e também como funciona sua energia e saúde, melhorando sua percepção de como funcionamos no mundo como energia", descreveu o acupunturista.
Administração do tempo
Vivendo em um universo corrido e com um estilo de vida focado no trabalho e no cotidiano das grandes metrópoles, as propostas da Being Energy vêm para trazer uma melhorar na qualidade de vida, obtendo respostas em todos os aspectos da vida, além da saúde.
"Tentamos resgatar o 'ser' que existe em nós, porque somos muito focados no fazer, no produzir. Até a alegria e os momentos de lazer são focados no fazer. Nos esquecemos do ser e perdemos nossa própria confiança e todas as atividades que propomos são voltadas para resgatá-lo", explicou Aerin, lembrando que o casal vive em Los Angeles e que já viram diversos casos de pessoas que sofreram acidentes de carro porque estavam digitando mensagens no celular enquanto dirigiam, devido à correria cotidiana. "Você pode perder sua vida. Por isso é muito importante desacelerar", disse.
Reid destacou que as práticas sugeridas nos workshops são capazes de mudar a percepção do tempo e a produtividade de cada pessoa, uma vez que "a experiência do tempo pode variar bastante. Às vezes estamos mandando um e-mail e o que parecia cinco minutos voa. Em outras ocasiões, o tempo fica estagnado". Por isso o casal sugere atividades de respiração que ajudam a melhorar a concentração, a energia e o foco. "Quando você está concentrado da maneira correta, consegue discernir o que é realmente importante e consegue fazer o que precisa sem correria", lembrou Aerin.
"Respiração é vida"
Na doutrina Being Energy a respiração é extremamente valorizada. "É a base de tudo", disse Aerin Alexander, que lembrou que muitas pessoas acabam respirando de maneira incorreta e mudam sua postura apenas pela maneira de inspirar e expirar. "Seguramos nossa respiração demais. A gente vê as pessoas andando e segurando a respiração em uma postura protetora porque o mundo é assustador. Ao respirar corretamente, você libera esse medo, se torna mais confiante e se abre ao amor", disse a fisiologista. Seu marido complementou: "respiração é vida. É a primeira coisa que fazemos ao nascer e a última que fazemos ao deixar o mundo. Entre elas, há a vida e a respiração reflete quem somos e como vivemos. A primeira coisa que peço aos meus pacientes é para se deitarem e respirarem. Só de observá-los, posso determinar como é seu estilo de vida e como ele se posiciona diante do mundo", lembrou Miles Reid, destacando que muitas pessoas respiram erroneamente, subindo o peito durante a inspiração ao invés de inflar o abdômen e não balanceamos as inspirações e expirações, que são nosso "desligamento".
A resposta ao estresse faz com que respiremos de maneira equivocada, nos deixando hiperalertas e levando a mais inspirações que expirações, contribuindo para a tensão constante que nos faz adoecer porque mudamos a química do nosso organismo dessa forma, segundo explicaram os profissionais.
"As respostas estão dentro de nós"
Aspectos ignorados normalmente, como os sonhos, também são abordados nas palestras e cursos ensinados pelos norte-americanos. Segundo Aerin, "as respostas estão dentro de nós".
"Carl Jung, psicanalista, dizia que quando dormimos, todas as nossas partes estão ligadas para cuidar de nós. Assim, em nossos exercícios, fazemos a pessoa ir dormir com uma pergunta sobre um problema específico que ela tem sobre seus relacionamentos, como pode melhorar, mudar a situação e ela acaba encontrando a resposta nos sonhos. O coração se abre a todas as possibilidades quando adormecemos", enfatizou a fisiologista.
Não é preciso adormecer para sonhar, segundo o acupunturista, pois podemos construir sonhos sobre nossos objetivos, como obter sucesso, seguir uma carreira etc e com as práticas ensinadas, é possível descobrir o foco necessário para alcançá-los.
A cura nos pensamentos
Por meio das técnicas de respiração e para acalmar o organismo, somos capazes de prevenir e curar doenças que afetam o nosso organismo, segundo disseram Miles Reid e Aerin Alexander. "Um ramo da medicina está compreendendo como os pensamentos podem afetar a saúde, como as ideias que fazemos mexem com as respostas inflamatórias e o sistema imunológico. Por isso, as ideias que fazemos a respeito da nossa saúde e dos males que enfrentamos ajudam a alcançar a cura", falou o médico, que lembrou que há diversas pessoas famosas seguindo os ensinamentos da Being Energy, mas não quis citar seus nomes.
Juliana Crem/ Vida e Estilo

Nenhum comentário: