11.03.2011

Tomar um banho por dia, durante 5 minutos e com água morna, é o ideal

Toalhas devem ser individuais, felpudas e trocadas a cada dois dias.

Banho é um hábito que vem do Antigo Egito, chegou até nós pelos indígenas e hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente por sermos um país tropical. Muitas pessoas tomam, inclusive, mais de uma chuveirada por dia, sobretudo ao acordar e antes de dormir.
Para explicar como tomar um bom banho, qual o melhor tipo de toalha e sabonete e a temperatura ideal da água. A dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar falaram sobre a duração recomendada para um banho, os locais que mais devem ser lavados e como cuidar de um recém-nascido nessa hora.
Enquanto os britânicos se banham 5,6 vezes por semana e os americanos 7,4, os brasileiros ligam o chuveiro cerca de 20 vezes por semana. Os dados são de um estudo encomendado no ano passado pela Reckitt Benckiser, indústria que fabrica produtos de higiene e cuidados pessoais. A pesquisa também mostrou que 88% das pessoas tomam banho pela manhã.

Uma ducha em um apartamento com boa vazão de água gasta em média 160 litros de água em 10 minutos. E 5 minutos são suficientes para esse momento, de preferência com água morna. Isso porque, quando tomamos banho, retiramos a camada de gordura fundamental para a lubrificação da pele.
Uma água muito quente resseca a pele por arrancar a oleosidade natural. É como quando lavamos louça com água bem quente, que desengordura mais. Já o banho frio não faz bem, pois muda drasticamente a temperatura do corpo, que é de cerca de 36° C. O ideal é manter a temperatura corporal estável.
A melhor hora de passar creme hidratante é após o banho, pois os poros estão mais abertos e a pele absorve melhor a substância.
Esfoliante é indicado uma vez por semana, para não retirar a camada de proteção. Uma dica caseira é fazer uma papinha de açúcar com água e passar nas camadas mais grossas da pele, como calcanhares, cotovelos, joelho e laterais dos pés.
O sabão de coco não deve ser usado para banhos, pois, ao contrário do que muita gente diz, ele não é neutro. Os tipos mais comuns são: glicerinado, hidratante, antibacteriano e esfoliante. No caso do líquido, um pote de 300 ml deve durar um mês.
As crianças não devem ficar muito tempo no banho, pois têm mais tendência a ter pele ressecada. Já na puberdade, ela fica mais oleosa.
A criançada chora para entrar no banho, pois não quer largar a brincadeira. Depois chora para sair. Isso acontece porque o banho relaxa e vira um momento gostoso. Para os que não querem entrar no banho de jeito nenhum, as dicas são:
- Faça do banho um momento divertido. Permita brinquedos na água, por exemplo
- Incentive um ritual de relaxamento, e não de estresse. Ensine a criança a se lavar com calma
- Crie uma rotina: escolha um bom horário e evite mudá-lo
- Explique sobre a importância do banho para a saúde

SAIBA AINDA::

Dicas de beleza na hora do banho

<="" p="" height="277" width="300">
Dicas de beleza na hora do banho: Vivemos num país onde a maioria das pessoas toma, ao menos, um banho por dia. Após um dia longo e cansativo de muito trabalho e aprendizagem, nada melhor do que chegar em casa e tomar um banho, não é verdade? Temos esse hábito devido a nossa higiene, que vem de nossa mente que nos manda a mensagem de que precisamos ficar limpos. O que a maioria das pessoas ainda não sabem é que o banho pode ser também um ritual de beleza, se preparado de maneira apropriada.
Isso mesmo, imagine você fazendo uma coisa cotidiana, para seu bem-estar e higiene, e ganhando de brinde uma melhora na sua beleza pessoal, não seria demais? Isso é sim possível. Desde muito tempo atrás os banhos já estão associados à saúde e a beleza, nós que ainda não sabíamos disso. Agora vou dar algumas dicas de como você deve se banhar para se higienizar com eficiência, garantir seu bem-estar e ter seu ritual de beleza e de prazer. Vamos lá?

Primeiramente vamos falar da temperatura do banho. Independente se em água corrente ou se em banheira, a água não deve estar muito quente, pois temperaturas elevadas ressecam a pele e provocam o aparecimento de mais varizes e celulites, o que ninguém quer, é claro. Problemas de pulmão também poderão ser evitados se ao invés dos banhos quentes você passar a tomar banhos mornos. O morno deve estar mais para o frio do que para o quente, se tomado de manhã, ok? Com isso seu corpo despertará mais rapidamente e prepara o corpo para os dias mais agitados. Pela noite, a temperatura pode ser um pouco mais para o quente, assim você dormirá mais descansado.
Uma dica valiosa que deixo aqui envolve a ducha fria que serve para firmar os tecidos, se você tiver uma duchinha manual utilize-a fazendo movimentos circulares pelo corpo: nuca, costas, ombros, peito, ventre, pernas e braços. Isso lhe aliviará e você ainda ficará com a sensação de ter sido massageado.
Quanto ao banho de banheira, após acabar o ritual você perceberá que a sensação se manterá por mais tempo, por isso se enrole em uma toalha ou saia num roupão, não esfregue o corpo para se secar, sendo assim, passe hidratantes com o corpo ainda meio molhado.
Para antes do banho também temos uma dica: passe no pescoço e também no rosto uma camada de creme nutritivo, pois o vapor facilita a penetração do creme e consegue intensificar seu efeito.


Nenhum comentário: