11.04.2011

Homens impulsivos são mais agressivos e têm mais chance de desenvolver compulsões

 
Autocontrole é fundamental
RIO - Homens impulsivos tendem a ter comportamento agressivo, envolver-se em problemas com diferentes compulsões (álcool, drogas, jogo) e apresentar dificuldade de manter relacionamentos. Eles também têm menos capacidade de enfrentar situações incomuns e podem estar mais propensos a desenvolver transtornos psiquiátricos. É que mostra uma pesquisa publicada na revista científica "Biological psychiatry". Segundo os autores, pessoas demasiadamente impulsivas podem agir desta maneira por terem baixos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), o mais importante neurotransmissor inibitório, na parte do cérebro responsável pelo autocontrole. Mas, ainda segundo o estudo, fatores sociais e culturais também têm influência em seu comportamento.
Os pesquisadores avaliaram homens sem histórico de problemas psiquiátricos ou envolvimento com drogas, que preencheram um questionário a respeito da impulsividade, um importante componente do autocontrole. Todos foram submetidos a uma espectroscopia por ressonância magnética, um exame de imagem capaz de medir a quantidade de GABA presente em pequenas áreas do cérebro.
A equipe descobriu que homens com mais GABA no córtex dorsolateral pré-frontal têm índices menores do chamado "sentimento de urgência", tendência a agir impulsivamente diante de situações que provocam emoções fortes. Já os homens com menos GABA apresentaram maior tendência a agir por impulso nestes casos, o que permite fazer uma correlação entre os níveis deste neurotransmissor no cérebro e a chance de desenvolver doenças como síndrome do pânico ou depressão. Os pesquisadores acreditam que a conclusão possa se aplicar, por extensão, às mulheres, mas preferiram não usar voluntárias no estudo por entender que sua oscilação hormonal poderia interferir no resultado.
A próxima etapa da pesquisa será estudar a relação entre o GABA e o córtex dorsolateral pré-frontal, para descobrir se é possível aumentar os índices deste neurotransmissor na área do cérebro responsável pelo autocontrole sem causar desordens noutras áreas.
O Globo

Nenhum comentário: