1.24.2012

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO




“- Por que o trabalho é imposto ao homem?

É uma conseqüência da sua natureza corpórea. É uma expiação, e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância intelectual...” ( Questão 676, de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec).

É inegável a força do trabalho.
O homem precisa trabalhar por uma série de razões, mas duas delas se destacam; a obtenção de recursos para a sua sobrevivência e o desenvolvimento da inteligência.
A criatura saudável e em perfeitas condições jamais poderá se tornar um peso econômico para a sociedade. Trabalhando conseguirá se manter sem onerar a vida do próximo e causar incômodos à sociedade em que vive. Além disso, ao desenvolver suas atividades no labor, exercita a mente promovendo progresso intelectual, indispensável ao aprimoramento moral, que todos buscamos.
Dentro do contexto evolutivo em que mourejamos, manter a mente ociosa é um enorme risco, pois que ainda temos imensas dificuldades em lidar com os nossos pensamentos. Mente desocupada de coisas úteis é porta que se abre aos convites do que não é digno e nem nobre.
Sendo o trabalho toda ocupação útil não podemos olvidar a nossa posição de co-criadores no universo. Enquanto laboramos exercitamos o nosso campo mental e contribuímos para o progresso da Terra, que urgentemente precisa sair da condição de mundo de expiações e provas, subindo para a posição de mundo regenerador.
Não importa a dimensão do nosso trabalho, o quanto produzimos, a abrangência das nossas ações, importa sim que façamos alguma coisa, dentro das possibilidades que temos, segundo os nossos limites, mas não cruzemos os braços ante a quantidade de serviço que espera por execução.
Os mais fortes têm a obrigação fraternal de trabalhar ajudando aos mais fracos, os mais ricos tem o dever de laborar em favor dos mais pobres, os influentes devem agir sempre pensando naqueles que vivem no anonimato e os poderosos jamais poderão olvidar os irmãos que caminham pela vida desprovidos de coragem e determinação.
Cada ser humano na terra tem a sua finalidade e importância. Nenhuma criatura é destituída de valores. O mundo precisa do trabalho de todos, pois que a junção dos esforços redundará na formação de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.
Crianças abandonadas seguem pela vida esperando um gesto de carinho e afetividade, jovens sem oportunidades perambulam pelas vielas sombrias das incertezas quanto ao futuro, muitas famílias vivem na carência material sem o mínimo necessário para a sobrevivência dos seus membros, mães se afligem ao verificarem o fogão sem lume e a panela vazia, doentes desprovidos de recursos financeiros gemem de dor ao nosso redor e idosos infelizes lamentam a solidão em que vivem.
Como podemos perceber, a seara é enorme e são inúmeros os problemas a serem contornados, no entanto os trabalhadores não são tantos. Foi então que o mestre Jesus sentenciou; “ meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também (Jesus-João 5:17)”, deixando nítida a necessidade da participação de cada criatura, no campo do trabalho, para juntos construirmos a sociedade dos nossos sonhos.
Observemos, então, as nossas forças, as nossas potencialidades, os nossos talentos e saímos a trabalhar destemidamente, cumprindo assim os nossos deveres.
Reflitamos...
W.A.Cuin

Nenhum comentário: