1.26.2012

FRITAR COM AZEITE E ÓLEO DE GIRASSOL NÃO FAZ MAL À SAÚDE

faixa_saude.png
Fritar com azeite e óleo de girassol não faz mal à saúde
Óleo de girassol não acumula gordura não saturada no organismo. Saiba mais!

Pesquisadores da Universidade Autónoma de Madrid deram uma ótima notícia ao mundo: é possível comer fritura sem colocar a saúde em risco. De acordo com um estudo, fritar alimentos no azeite ou no óleo de girassol não traz prejuízos ao bom funcionamento do coração. Isso porque ninguém conseguiu associar o uso destes dois óleos ao acúmulo de gordura não saturada em nosso organismo.
Participaram do estudo mais de 40 mil adultos que residem em cinco regiões diferentes da Espanha. Cada um deles tinha hábitos alimentares variados. Ao longo de 11 anos, foram observados os detalhes da alimentação, incluindo a forma como preparavam e cozinhavam os alimentos.
No início da pesquisa, nenhum dos participantes demonstrava sinais de doença cardíaca, mas ao fim do período de estudo, tinham ocorrido 606 incidentes relacionados com o coração e 1.134 mortes. Segundo os especialistas, o problema não está na ingestão de frituras, mas sim no tipo de óleo utilizado.
O uso do azeite e do óleo de girassol é um hábito que faz parte da dieta conhecida como “Mediterrânea”. Não é de hoje que estes países, grupo do qual a Espanha faz parte, servem de modelo de alimentação saudável.
Contudo, vale lembrar que o estudo não abriu brecha para o consumo de frituras sem moderação. O segredo de uma vida saudável está no equilíbrio. Portanto, se for fazer fritura, opte por estes tipos de óleo. Mas, a melhor dica é sempre preferir as receitas assadas e cozidas. Até porque, alimentos que são fritos, em sua maioria, são ricos em calorias e acabam colocando em risco a nossa forma física.

XÔ FRITURA: CORTE A GORDURA RUIM DO SEU CARDÁPIO E FIQUE LINDA PARA O VERÃO

Xô fritura: corte a gordura ruim do seu cardápio e fique linda para o verão
Saiba como cortar a gordura do seu cardápio e ficar 100% pronta para o verão 2012!

Na maioria das cidades brasileiras as temperaturas já começaram a subir, indicando que o verão está cada dia mais próximo. Com isso, a preocupação com o corpo parece atormentar ainda mais os nossos dias. Porém, para estar linda na estação mais quente do ano, é preciso controlar a gula e praticar exercícios. Então, que tal começar eliminando de vez a gordura ruim do seu cardápio?
“Um dos piores tipos de gordura que podemos consumir é a gordura trans. Elas são encontradas em alimentos industrializados como as margarinas, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, alimentos fritos e qualquer alimento que utilize gordura vegetal hidrogenada em sua preparação. Outra gordura que faz mal quando consumida em excesso é a saturada, presente em alimentos de origem animal como carnes e derivados do leite”, destaca a Nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta.
De acordo com a especialista, estes dois tipos de gordura aumentam o risco de doenças cardiovasculares e a produção de radicais livres, fato que está relacionado com o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.
“Os alimentos, principalmente aqueles ricos em gorduras trans, que muitas vezes chamamos de calorias vazias, são pobres em vitaminas e minerais. Por isso, quando substituímos alguma refeição por um fast food, por exemplo, deixamos de ingerir essas vitaminas e minerais que modulam todas as funções do nosso corpo, como formação de colágeno na pele e produção de serotonina, que é responsável pelo bom humor, contração muscular e pela saúde de cabelos e unhas, desequilibrando todo nosso o organismo”, explica Mariana.
O consumo exagerado de gordura também aumenta o processo inflamatório do organismo, o que estimula a gordura abdominal, por exemplo, e pode criar resistência à insulina, o provoca a diabetes. Contudo, a Nutricionista destaca que nem só de gorduras ruins vivem os alimentos...
“Não devemos esquecer que existem as gorduras de boa qualidade e que elas devem ser ingeridas diariamente. Dentre elas, destacam-se os peixes e as oleaginosas, que são ricos em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-3, que está associado com diversos benefícios ao organismo, como a redução de inflamações, redução do colesterol do sangue, e o melhor desenvolvimento do cérebro”, diz ela.
Dica da nutricionista
- No mercado existem marcas de biscoitos que não possuem aditivos químicos. Mas, se puder, faça biscoitos e bolos em sua própria casa, substituindo alguns ingredientes, como a margarina por manteiga, a farinha branca por aveia ou farinha integral, por exemplo.
- Não faça frituras. Ao invés de fritar as batatas, por que não leva-las ao forno? 30 g de batata frita, que equivale a 12 palitos, tem, em média, 160 calorias, sendo que mais da metade dessas calorias são compostas por gordura. Enquanto isso, 100 g de batata assada não tem 100 calorias. 30 g de batata assada têm, em média, 30 calorias. O que você prefere?
- Para a batata ficar mais gostosa, corte-as em tiras como se fosse fritar. Então, coloque as batatas cortadas em uma panela antiaderente com um pouco de azeite no fogo baixo. Para que elas fiquem douradas e ainda mais gostosas, acrescente cebola e salsinha (temperos naturais). Essa opção fica um pouco mais calórica do que a assada, 30 g de batata nessa preparação tem, em média, 55 calorias.
Veja outras comparações:
65 g de sobrecoxa frita tem 100 calorias, enquanto a mesma quantidade de sobrecoxa assada tem 75 calorias.
Uma coxinha de galinha frita tem, em média, 200 calorias, enquanto a assada tem 95 calorias.
Sua Dieta

Nenhum comentário: