1.28.2012

MITOS E VERDADES SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS

Mitos e verdades sobre doenças crônicas

Doenças crônicas não têm cura e são mais comuns em idosos. Confira mitos e verdades sobre elas.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59,5 milhões de pessoas (31,3% da população no Brasil) têm alguma doença crônica. Dentre os principais problemas, se destacam: hipertensão (14%), problema de coluna ou costas (13,5%), artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5%), depressão (4,1%), doença de coração (4%) e diabetes (3,6%).
Para entender melhor este assunto, confira alguns mitos e verdades sobre doenças crônicas.
- Doenças crônicas são mais comuns em idosos.
Verdade. A terceira idade é a que mais apresenta doenças crônicas. No entanto, não há idade para desenvolver o problema. Crianças, jovens e adultos também estão suscetíveis.
- É possível prevenir as doenças crônicas.
Verdade. Há diversos cuidados que podem ser adotados pela população para prevenir doenças crônicas, como praticar esportes, destinar períodos para o lazer, ter uma alimentação balanceada e ir ao médico periodicamente para fazer check-up.
- Doença crônica tem cura.
Mito. As doenças crônicas não têm cura, é possível apenas controlá-las para ter uma vida mais saudável.
- Alguns tipos de doenças crônicas não são transmissíveis.
Verdade. Hipertensão, diabetes, asma, problema de coluna, por exemplo, não são contagiosos.
- Não existe doença crônica transmissível.
Mito. Alguns tipos de doenças crônicas, como AIDS e hepatite, por exemplo, são transmissíveis.
- O gerenciamento de doentes crônicos gera resultados positivos.
Verdade. Em 12 meses, uma média de 39% dos pacientes com quadro de hipertensão conseguem diminuir a pressão arterial, 13,6% dos diabéticos atenuam as taxas de açúcar no sangue e 9,6% dos pacientes com doenças cardiovasculares conseguem abrandar as taxas

ALIMENTAÇÃO É REMÉDIO NO COMBATE À DOR CRÔNICA

Alimentação é remédio no combate à dor crônica
Saúde e boa alimentação são duas coisas que andam juntas. Além de ajudar no funcionamento do nosso organismo, a escolha certa dos alimentos colabora na prevenção e no combate a algumas doenças. Como, por exemplo, as doenças crônicas.

Certos nutrientes são responsáveis pela síntese dos neurotransmissores associados à sensibilidade à dor e à sensação de bem-estar.

Um dos itens que não podem faltar no prato de quem sofre de dor crônica é o triptofano, aminoácido responsável pela síntese de serotonina, encontrado em carnes magras, leite desnatado e banana.

Outro elemento importante neste processo é o carboidrato. Recomenda-se que 50% a 60% da ingestão calórica diária seja composta por carboidratos, presentes nas frutas, pães, batata e cereais, de preferência os integrais.

A ingestão de alimentos ricos em magnésio, como espinafre, soja, caju, aveia e tomate, ácido fólico, encontrado na laranja, maçã e folhas verdes, além do cálcio, presente no leite, iogurte e queijos magros, e selênio, que está nas castanhas, nozes, atum e semente de girassol, também devem ser consumidos.

A doença, que não tem uma causa definida, é provocada por distúrbios infecciosos, reumatológicos, neurológicos e mesmo psiquiátricos, como distúrbios de ansiedade. O tratamento é multidisciplinar e engloba medicamentos como antidepressivos e analgésicos, além de psicoterapia e atividade física.

Nenhum comentário: