6.14.2012

Cuidando das Mãos



A maioria de nós somos artesãs e também passamos um bom tempo no computador cuidando de nossos bloguinhos fofos.

Muitas vezes chegamos ao final do dia com nossas mãos muito cansadas, devido a isso trouxe uma série de exercícios de relaxamento para os punhos e mãos.
Espero que Gostem!

Exercitando Punhos e Mãos
Os exercícios propostos abaixo são principalmente indicados para pessoas que trabalham com máquinas de datilografia,taquigrafia e computadores.

FLEXÃO DE DEDOS
Este exercício exige um pouco de concentração, mas poderá fazê-lo em sua própria mesa de trabalho, ajudando-lhe a relaxar as mãos através de uma movimentação dos músculos dos dedos.

Você pode se exercitar antes ou após o trabalho, mas se sentir cansado, poderá recorrer dele em qualquer parte do dia. Comece primeiramente colocando suas mãos em frente a você. Alongue seus dedos, estenda os até ficarem totalmente retos, inclusive os polegares, em seguida flexione as primeiras falanges dos dedos (a primeira articulação começando das unhas de acordo com a foto acima) em direção a palma das mãos. Se não conseguir fazer todos ao mesmo tempo, dobre cada um individualmente ajudando com a outra mão. Repita esse exercício de uma a duas vezes cada mão.


CAMINHADA DE DEDOS
De pé ou assentado mais ou menos 20 cm da parede, braços ao longo do corpo. Pense como se seus dedos fossem um inseto de 5 patas subindo uma parede. Deixe uma mão subir vagarosamente nela. Tente se movimentar sempre com a mão acima dos ombros, mas não inclua os ombros no movimento ou fique muito longe da parede. Dê uma voltinha e troque de mãos, repetindo todo o processo. Caso você passe muito tempo no computador esse exercício será seu melhor amigo para evitar doenças de articulações das mãos. Faça este exercício várias vezes ao dia de 5" a 5' para relaxar mãos e dedos.


ALONGAMENTO DAS MÃOS
Poderá tanto fazer uma mão de cada vez ou as duas juntas . Comece com as mãos na frente do corpo, olhando para a palma das mãos. Alongue primeiramente os polegares colocando sua ponta no outro lado da palma da mão e suavemente feche a mão. Abra-a em seguida alongando os dedos. Suavemente dobre os dedos para dentro da palma da mão e dobre o polegar sobre eles, sem apertar. Abra novamente a mão e alongue seus dedos novamente. Repita esse exercício de 3 a 4 vezes.


CONTRAÇÃO DE PALMA
Esse exercício ajuda a fortalecer os Punhos para aquelas intermináveis horas no teclado do computador ou máquina. Para obter melhores resultados, faça de preferência quando chegar ao trabalho e novamente ao cair da tarde.

Relaxe as mãos e Punhos com palmas viradas para cima. Levemente aperte seu pulso com a mão oposta. Segure por 5 segundos mantendo-os retos. Repita essa operação com a outra mão. O efeito vai gerar uma força isométrica na mão que está fazendo o aperto no pulso. Poderá fazer este exercício 2 vezes ao dia para obter melhores resultados.
MÃOS DE ORAÇÃO
Coloque ambas as mãos juntas como se estivesse em oração na frente da face, com cotovelos para fora e Punhos fletidos. Faça movimento uma em direção a outra de tal maneira que nenhuma possa forçar a outra com diferença mantendo numa posição central. Segure assim por 10" sentindo a força nos Punhos. Repita isso várias vezes. Não interrompa sua respiração durante o exercício, respire normalmente.

TOQUE DE PONTAS
Toque a ponta de cada dedo com o polegar, fazendo o contorno o mais redondo possível. Antes de tocar cada dedo abra a mão alongando todos os dedos. Esse exercício fácil poderá aumentar a mobilidade de seus dedos prevenindo doenças articulares.
AQUECIMENTO DO DIGITADOR
Faça esse exercício antes de começar seu trabalho todos os dias e novamente após o almoço para ajudar a aumentar a circulação nos músculos das mãos e Punhos.
Encolha os dedos na palma das mãos e em seguida relaxe. Repita isso por 5 a 6 vezes. Mexa seus dedos aleatoriamente para cima e para baixo. Esfregue as pontas dos dedos de uma das mãos com as pontas dos outros como se tivesse passando uma loção neles.

RELAXAMENTO DE PUNHOS
Este relaxamento deve ser feito várias vezes ao dia se você trabalha no computador . Feito regularmente, pode ajudar a prevenir doenças articulares dos dedos.
Comece com palmas voltadas para cima, cotovelos voltados para baixo tocando a cintura. Gire suas mãos para dentro de modo que elas fiquem voltadas uma para a outra, em seguida, gire os dedos até que fiquem voltados para baixo e vá mudando de direção em torno do pulso até voltar a posição inicial.
ALONGAMENTO DE E.T.
Esse exercício exige muita concentração e controle para alongar dedos individualmente. O maior desafio é manter os outros parados enquanto o outro se move. Repita esse exercício uma vez ao dia.
Descanse sua mão numa superfície reta, mova seu dedo mínimo em direção ao polegar o máximo que conseguir. Ainda mantendo sua mão reta, leve seu dedo médio até onde está o mínimo. Em seguida o dedo anular (do anel) também. Seu dedo mínimo provavelmente acompanhará seu outro dedo. Permita que ele vá. Comece com seu dedo mínimo novamente, e leve cada um dos dedos em direção ao polegar.

ALONGAMENTO DE PUNHOS
Esse alongamento é ótimo para alongar músculos dos Punhos de modo que não é feito no dia-a-dia em nossas atividades cotidianas, principalmente no computador.
Faça-o pelo menos 3 vezes ao dia ou quando sentir seus Punhos excessivamente contraídos. Descanse seu antebraço na quina de uma mesa. Segure os dedos de uma mão com a outra mão levemente dobre-os para traz alongando o pulso. Segure esta posição por 10 segundos. Repita o processo com a outra mão.

Nenhum comentário: