6.12.2012

Trabalhar engorda


O trabalho está fazendo você engordar?

Saiba se o seu trabalho está fazendo você ganhar alguns quilos

Por Eliane Contreras
Moça balança 
 

A proposta era irrecusável: cargo perfeito para uma administradora de empresas e um salário bacana. A carioca Cristiane Lima só não imaginava que, passados dois anos de total dedicação ao trabalho numa multinacional, também ganharia polpudos 5 quilos. “Me dei conta desse aumento de peso no último checkup. No próximo, não vai ser surpresa se a balança acusar mais alguns quilinhos”, administradora, de 27 anos, 1,56 metro de altura e atuais 54 quilos. Se não detectar em que momento a vida profissional está mexendo com suas medidas, e se organizar para o contra-ataque, não tem como ser diferente: Cristiane vai continuar ganhando peso. Quer dizer que trabalhar engorda? É o que afirmam as estatísticas. O ritmo acelerado – cada vez mais comum no dia a dia de quem trabalha –, associado à falta de tempo para comer com calma, funcionou como um verdadeiro regime de engorda para quase metade dos 500 funcionários da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) de São Paulo. Uma avaliação feita no final de 2006 revelou que 44,3% deles estavam acima do peso. “E, desse total, 12,9% atingiram a faixa de obesidade”, conta o médico do trabalho Mário José Mello Martins, coordenador da área de saúde da BM&F. A partir de um programa de incentivo à qualidade de vida realizado na empresa, vários funcionários estão mudando essa rotina e, aos poucos, recuperando o antigo peso. 
Fast Food e computador
Na lista dos vilões, a nutricionista Maria Pia Costa, da Nutriesssencial Consultoria, em São Paulo, inclui o acesso fácil às máquinas de guloseimas, fast food, excesso de cafezinhos e, claro, as tentações oferecidas pelos colegas no meio da tarde, no auge da larica. Acrescente o sedentarismo a isso tudo e, pronto, você vai entrar rapidamente para a turma dos profissionais acima do peso. Se não é o que você sonha para o seu corpinho, modifique também sua rotina. O primeiro passo é reservar espaço na agenda diária para tomar café da manhã e almoçar – se possível, sempre no mesmo horário –, além de programar um intervalo no meio da tarde para fazer um lanche rápido. “São atitudes simples, mas indispensáveis para evitar armadilhas comuns, como pedir sanduíche por telefone na hora do almoço e devorá-lo em minutos diante do computador”, comenta Maria Pia, que, junto com a sócia Gabriella Guerreiro, criou o Nutri Office, um programa de reeducação alimentar especial para ser levado às empresas.
Rotina de engorda
A questão é que existem profissões, como a da relações públicas carioca Juliana Leite, de 28 anos, que não permitem a tal disciplina sugerida pelos especialistas. Obrigada a viajar cada semana para um lugar diferente, ela engordou 15 quilos em menos de dois anos. Só conseguiu se livrar do excesso, voltando a pesar 67 quilos (adequados para seu 1,73 metro de altura), quando mudou de emprego. “Minha rotina era maluca. O tempo era dividido entre aeroportos, compromissos profissionais e hotéis. Comia o lanche servido no avião para economizar tempo e, assim, ir direto para as reuniões. Passava o resto do dia tomando cafezinho e, no jantar, pedia um sanduíche no quarto do hotel. No café da manhã não resistia: experimentava quase tudo o que tinha no bufê – pão de queijo, croissant com manteiga e geleia, bolo, suco, café com leite, iogurte com sucrilhos açucarado, fruta...”, conta Juliana. Hoje, apesar de viajar menos, continua com a agenda atribulada. “Mas não caio mais na roubada de comer qualquer coisa a qualquer hora para dar conta do trabalho.”

3, 4, 5 quilos no susto

Você faz parte do gigantesco time de mulheres que usa a comida para aliviar as tensões? Então corre ainda mais risco de engordar, pois o ambiente de trabalho é assim: quando não é a competição entre os colegas, é a pressão da chefia para cumprir metas e prazos que abala as nossas emoções. Daí a boca fica nervosa. “O trabalho me deixa superansiosa. Para compensar, como chocolate, salgadinho, biscoito... Nos dias tensos, também dobro o tamanho do prato na hora do almoço”, conta a empresária paulista Elaine Chapani, de 31 anos, 1,74 metro de altura e 73,5 quilos.

“Para muita gente, as tensões do trabalho geram ansiedade e disparam o gatilho da fome, agravando a relação com a balança”, alerta Zuleika Fluente, coordenadora psicológica do Peso Ideal in Company, orientação empresarial criada pelo sistema de emagrecimento Peso Ideal. Não só isso. Os problemas acumulados viram um trampolim para o stress, o que pode fazer você ganhar 3, 4, 5 quilos mesmo sem abusar da comida. Isso acontece porque o stress estimula a produção de cortisol – hormônio que estimula o corpo a estocar gordura. E lá vem peso extra. Portanto, se o clima pesar no escritório, respire fundo.

Melhor: arrume uma horinha – no começo, no meio ou no fim do dia – para soltar as feras na academia ou dar uma volta no quarteirão. Relaxa e emagrece! Você passa o dia sentada? Pois comece a andar já! Nem que seja para ir até o bebedouro.

5 momentos Vips na agenda

Não caia na cilada de pular o café da manhã, almoçar às pressas e ocupar sua única horinha livre com mais trabalho.

1. Café da manhã: combustível para a mente
Você sai de casa em jejum para não se atrasar? Acorde dez minutos mais cedo. Quem pula essa refeição detona o almoço. Tem mais: sem combustível, o raciocínio fica lento e você rende menos. O café da manhã ainda é importante para acordar o metabolismo, o que faz o corpo queimar mais calorias e estocar menos gordura. Mas se preferir dormir até o último minuto, leve uma fruta ou barrinha de cereais na bolsa para comer no caminho do escritório. No meio da manhã, dê uma parada para mais um lanche e beba água o dia todo – o corpo às vezes confunde sede com fome, fazendo você comer mais.

2. Na hora do almoço: almoce!
Se tem restaurante na empresa, ótimo. Mas veja lá o que vai pôr no prato. Servir-se de tudo um pouco (ou de tudo muito) resulta numa refeição pra lá de calórica. Experimente reservar metade do prato para as folhas e os legumes, e o restante para o carboidrato (um só: batata ou macarrão, nunca os dois) e a proteína (carne magra assada ou grelhada). Ou inverta os pratos: o raso para a salada e o de sobremesa para o salgado (arroz, feijão e carne). Pule o bife empanado, o pastel e os molhos gordurosos. Assim você tem direito à sobremesa. Sua opção é fast food? Procure restaurantes por quilo ou que tenham salada e grelhados no cardápio.

3. Lanche da tarde: metabolismo acelerado
Faça um ou dois lanches leves à tarde, com intervalos de três horas entre eles.
O que comer? Frutas secas, castanhas, iogurte light. Essas comidinhas ajudam você a ficar longe da máquina de salgadinho, farta em doces e refrigerantes. Esticar as pernas até a lanchonete também é uma ótima ideia. Lá, peça um pão integral com queijo ou um misto.

4. Sono: não fique sem ele
Evite levar trabalho extra para casa, pois varar a noite acordada também faz os pneuzinhos saltarem. Isso acontece porque o cortisol (de novo ele) entra em ação. “Além de provocar o desejo incontrolável de comer, esse hormônio aumenta a resistência à insulina (o açúcar fica circulando em excesso no sangue), fazendo o corpo estocar gordura”, explica a nutricionista Pollyanna Oliveira, de Pouso Alto (MG). E as pesquisas comprovaram que o cortisol age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco.

5. Malhação: amiga do trabalho
Tem academia no seu trabalho ou próximo a ele? Pense seriamente em se matricular. Outra alternativa: no final do dia, nada de se esparramar diante da TV para relaxar. O médico do trabalho Mário Martins, da BM&F, aconselha você a usar o pouco tempo livre para mexer o corpo – nadar, correr ou andar. E, no trabalho, movimente-se sempre que possível. Vale ir no banheiro mais longe da sua sala. Usar as escadas quando for de um andar para o outro. Ficar de pé quando estiver ao telefone. Ir a pé almoçar ou dar uma volta depois de comer.


  Algumas profissões que podem engordar:

Advogado, professor e policial estão entre as 10 atividades que mais favorecem o ganho de peso

RIO - Do nada, você percebe que está engordando e acaba colocando parte da culpa no tipo de trabalho que exerce. Você não está sozinho. Um novo estudo realizado nos Estados Unidos pela CareerBuilder confirmou o que muitos estudos prévios já relataram: a vida no trabalho pode levar ao ganho de peso, sim, e controlar a balança pode ser um grande desafio, dependendo da profissão. Segundo o estudo, 44% dos trabalhadores entrevistados ​​disseram que engordaram em seu emprego atual. O maior culpado: o sedentarismo, admitem.
A pesquisa revela ainda que certas profissões têm uma maior incidência de trabalhadores relatando ganho de peso, seja pelas posições sedentárias ou pelo alto grau de estresse. Os dez empregos que mais facilitam o ganho de peso são, segundo o relatório da CareerBuilder: agente de viagem, advogado/juiz, professor, serviços de proteção (policial, bombeiro), assistente social, artista/designer/arquitetos, assistente administrativo, físico, profissional de marketing/relações públicas e profissional de Tecnologia da Informação.
(Dicas para eliminar calorias extras e manter o peso)
De acordo com o estudo, 54% dos participantes atribuíram o seu ganho de peso ao fato de passar praticamente o dia inteiro sentados em suas mesas. Praticamente o mesmo percentual (56%) afirmou que não costuma sair nem mesmo para almoçar, seja no refeitório da empresa ou na rua. Já 37 % disseram que passaram a comer mais por causa do estresse e 23% admitem que comem fora regularmente. Entre outros motivos que causam o ganho de peso, 19% dos entrevistados dizem que acabam pulando refeições por causa dos compromissos e limitações de tempo; 18% culpam as celebrações promovidas no trabalho, como aniversários, happy hours etc; 16% admitem que não resistem à tentação do pote de doces colocado no escritório; e 10% culpam a pressão que sofrem para comer as guloseimas que os colegas de trabalho oferecem.
Apesar desses resultados, mais da metade (56%) diz fazer exercícios regularmente. Pouco mais de um quarto dos participantes (26%) admite ter engordado cerca de cinco quilos, enquanto 14% disseram ter ganhado até 10 quilos no emprego. Por outro lado, 16% admitem que perderam peso
  Há muitas coisas que você pode fazer para evitar um local de trabalho ''engordativo''. A primeira delas é não ter medo de dizer não quando alguém te oferece algo para comer — normalmente aquele doce que você adora. Não se sinta pressionado a beliscar, e diga aos outros que você está tentando evitar qualquer excesso de calorias. Além disso, quando a vontade de comer surgir, pare e se pergunte: ''Estou realmente com fome? Ou estou apenas estressado ou cansado?'' Assim, será capaz de interromper o instinto de comer sem pensar. Além disso, veja se sua empresa oferece algum tipo de programa para incutir hábitos saudáveis entre os funcionários e procure participar.

 Como eliminar calorias extras no trabalho e manter o peso

Muitas empresas oferecem programas para estimular hábitos saudáveis entre funcionários

"Mais e mais empresas estão implementando iniciativas de vida saudáveis ​​no ambiente de trabalho, como passes e descontos em academias de ginástica, instalações para treinos ou programas de bem-estar e reeducação alimentar para seus funcionários, mas apenas 10% deles dizem tirar proveito dos benefícios", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de RH da CareerBuilder. “É importante aproveitar esses recursos para se manter saudável e energizado e potencialmente mais produtivo".
Confira abaixo cinco dicas para ajudar a eliminar as calorias extras no trabalho e manter o peso durante todo o ano:

Não fique parado - Incorpore mais caminhadas ao seu dia e suba mais escadas. Evite o elevador, ou ande até a mesa de um colega de trabalho ao invés de enviar um e-mail. Desembarque em uma estação de metrô ou parada de ônibus antes da habitual — especialmente num belo dia de sol — e caminhe até o trabalho.

Troque as guloseimas por frutas e vegetais - Beliscar pode parecer inocente quando feito em pequenos pedaços e mordidas. Mas as calorias extras vão começar a se acumular rapidamente. Traga na bolsa ou guarde na geladeira do escritório vegetais e frutas para que tenha uma escolha mais saudável à mão.

Traga seu almoço ou lanche de casa - Trazer seu almoço para o trabalho ajuda a controlar melhor suas porções e poupa dinheiro.

Prefira água - Beba água durante todo o dia, em vez de bebidas cafeinadas ou sucos. Isso ajuda a fazer você se sentir mais saciado e a reduzir mais rapidamente as calorias

Pratique algum exercício - Faça caminhadas diárias com um colega de trabalho, substitua sua cadeira por uma bola para exercícios (como a de pilates solo), durante parte do dia, e deixe pesinhos em cima de sua mesa. Soluções rápidas e fáceis para ficar em forma.



.

Nenhum comentário: