10.01.2012

SAÚDE DA MULHER: O QUE É PRECISO FAZER

Saúde da mulher: o que é preciso fazer

Especialista fala tudo sobre problemas, exames e cuidados.

Já esta comprovado que a mulher é muito mais cuidadosa com a saúde do que o homem. Mas, ainda assim, não são todas elas que sabem quais exames são primordiais para manter-se bem longe de alguns problemas bem comuns ao universo feminino.
"É fundamental que a mulher tenha um olhar para si mesma, para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Tudo isso, sem culpa, é claro", diz o ginecologista e obstetra Alberto Jorge Guimarães.
Confira algumas dicas do especialista:
Tensão Pré-Menstrual - TPM
Estudos mostram que 90% das mulheres sofrem com os sintomas físicos e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Dentre os principais sintomas destacam-se: dores nas mamas; dores de cabeça; retenção de líquidos; aumento do apetite; ansiedade; irritabilidade; e depressão.
De acordo com o Dr. Alberto, a TPM tem tratamento e é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para controlar seus sintomas.
Menopausa
A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos e as consequências, em longo prazo, da deficiência do hormônio estrogênio propiciam sintomas desagradáveis e algumas doenças.
Os principais sintomas são: ondas de calor; suores noturnos; insônia; menor desejo sexual; irritabilidade; depressão; ressecamento vaginal; diminuição da atenção e memória. Segundo o Dr. Alberto, para o tratamento da menopausa é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para os casos de reposição hormonal.
Autoexame das mamas
Leva apenas alguns minutos e é necessário fazer uma vez por mês. No entanto, o Dr. Alberto recomenda que esse exame não substitua o exame clínico de mama, que deve ser feito anualmente por um médico. Muitas mulheres têm receio de fazer o autoexame, mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.
Exame ginecológico
É um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Além de simples, tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer.
"O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer", explica. Todas as mulheres, com ou sem atividade sexual atual, devem fazer o exame anualmente.

Nenhum comentário: