10.01.2012

Em dez anos mundo terá mais de 1 bilhão de idosos, aponta ONU

Segunda-feira, 01 de outubro de 2012 - 11h22

Em dez anos, o mundo terá mais de 1 bilhão de idosos. A informação faz parte de um relatório, divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas. De acordo com o documento, nos próximos dez anos o número de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase 200 milhões - superando a marca de 1 bilhão de pessoas.
O dado reflete o aumento da expectativa de vida em diversos países. Agora, em 2050, a entidade prevê que o número de idosos vá superar também a população de jovens com menos de 15 anos. O estudo relata ainda que o envelhecimento da população será mais perceptível em nações emergentes.
Atualmente, cerca de 66% população acima de 60 anos vivem em países em desenvolvimento. Em 2050, essa proporção subirá para quase 80%. No Brasil, a previsão é que o número de idosos triplique até metade deste século -- passando de 21 milhões para 64 milhões.
A agência da ONU diz ainda que o aumento da expectativa de vida é "motivo de celebração", mas alerta para alguns riscos econômicos do envelhecimento, além de recomendar que os países se preparem para uma mudança do perfil.

Nenhum comentário: