10.02.2012

Conheça alguns alimentos que favorecem a saúde e a longevidade.

Alimente-se bem para uma vida mais longa


Alimentar-se bem é essencial para quem quer viver mais e com qualidade de vida.

Alimente-se bem para uma vida mais longa
Foto: Divulgação
Vez ou outra surgem pesquisas científicas que defendem que alguns alimentos e hábitos são verdadeiras armas a favor da saúde. Alguns deles são capazes de melhorar o funcionamento de alguns órgãos, blindar o corpo contra certas doenças e favorecer a harmonia emocional do corpo. As informações são da Health Magazine.

1. Brócolis, uva e salada: uma dieta rica em frutas e legumes e pobre em calorias é uma boa aposta para uma vida longa. Coma brócolis, uvas e saladas. Pesquisas científicas provaram que esses alimentos prolongam a vida.

2. Frutas vermelhas: essas frutinhas são cheias de antioxidante e aumentam a imunidade do corpo. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que pelo menos uma porção de blueberry ou duas porções de morango por semana podem reduzir o risco de declínio cognitivo em pessoas com mais de 50 anos.

3. Alho: estudos descobriram que os fitoquímicos presentes no alho podem interromper a formação de substâncias cancerígenas no corpo. Ainda, as mulheres que consomem mais alho têm menores chances de desenvolver câncer de colo do útero.

4. Azeite: a gordura do azeite, conhecida como monoinsaturada, é bastante conhecida por proteger a saúde cardíaca. Outros estudos também apontam que duas colheres de azeite por dia podem proteger o cérebro e prevenir o câncer.

5. Acelga: um estudo da Universidade Vanderbilt descobriu que as mulheres que incluíam em sua alimentação nabo, couve e acelga tinham menos riscos de morrer em decorrência de um câncer de mama.

6. Abacate: a fruta pode reduzir o LDL, conhecido também como colesterol "ruim", enquanto eleva os níveis do colesterol “bom”, o HDL.

7. Tomates: o licopeno, presente nos tomates, é um importante aliado na luta contra o câncer. Comê-los cozidos podem ser mais eficiente para afastar os casos de câncer, como o de próstata.

8. Menos carne vermelha: pessoas que comem carne vermelha todos os dias têm um risco maior de morrer durante um período de 10 anos do que aqueles que comem menos, de acordo com um estudo de 2009 da Universidade da Carolina do Norte.

9. Mais carne branca: no mesmo estudo, as pessoas que comiam mais carne branca como frango, peru e peixe pareciam ter menores riscos de morte por ataque cardíaco.

10. Feijões: um estudo realizado com idosos na Austrália, Japão, Suécia e Grécia, os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam 20 gramas de feijão diariamente tinham as chances de morte diminuídas em 8%. Uma dieta rica em ácidos graxos evita o desenvolvimento do câncer, defende uma pesquisa da Michigan State University.

Fonte: Terra - Nutrição

Nenhum comentário: