10.13.2008

Analgésico (acetaminofeno) pode trazer riscos para bebês

analgésico pode trazer riscos para bebês

O uso de acetaminofeno no primeiro ano de vida de uma criança está associado a riscos ampliados de asma, eczema e problemas de corrimento nasal alérgico na infância, de acordo com um estudo neozelandês. O acetaminofeno é vendido nos Estados Unidos sob a marca Tylenol, e é ingrediente em diversos outros medicamentos analgésicos.

O estudo, publicado na edição de 20 de setembro da revista médica Lancet, inclui dados sobre mais de 190 mil crianças de seis e sete anos em 28 países cujos pais responderam a questionários sobre diversas práticas de saúde e dietéticas.

Depois de ponderar diversos fatores, entre os quais amamentação materna, uso de antibióticos e pais fumantes, os pesquisadores constataram que crianças que usem acetaminofeno antes de completar um ano apresentam risco quase 50% maior de asma, eczema e alergia, ante as crianças que não usam o medicamento.

"Não podemos ter certeza de que o acetaminofeno é uma causa", disse um dos co-autores, Tadd Clayton, da Universidade de Auckland. "Só podemos afirmar que existe uma associação. As pessoas deveriam continuar a seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que á de que o acetaminofeno deve ser reservado a crianças com febre alta, de 38,5 graus ou mais".

O estudo tem escala bastante grande, mas as informações médicas foram obtidas a posteriori junto aos pais, e as crianças com asma e doenças relacionadas talvez apresentem maior probabilidade de ter recebido tratamento com acetaminofeno, para começar.


The New York Times

Nenhum comentário: