10.13.2008

Ministério Público desmonta esquema de venda de médicamentos pela web

O Ministério Público do Rio Grande do Sul desarticulou nesta manhã um esquema de venda de medicamentos controlados pela internet. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em farmácias e em residências nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Rosa e Herval. O grupo, depois da venda, enviava o produto aos compradores do Rio Grande do Sul para várias partes do país, via Sedex. Os inibidores de apetite estavam entre os medicamentos mais comercializados pelo grupo.

Não houve prisões durante a operação, pois os pedidos de prisão temporária foram negados pela Justiça. O Ministério Público, no entanto, acredita que, no mínimo, 10 pessoas estejam envolvidas no esquema. - Fica difícil de identificar os integrantes do grupo, já que eles agiam, em sua maioria, de forma isolada - disse o promotor Flávio Duarte, da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre.

Conforme as investigações, parte dos medicamentos comercializados era oriunda do Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile e entrava no país sem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outra parte era formada por medicamentos vendidos em farmácias, mas que possuem controle (vendidos apenas com receita médica).

Os suspeitos comercializavam os medicamentos em dois sites próprios, segundo o MP, e por meio de anúncios em sites maiores, especializados na compra e venda de produtos.

Segundo o promotor Flávio Duarte, entre os crimes relacionados ao esquema estão lavagem de dinheiro, venda de medicamento de uso controlado (tráfico) e crime contra a saúde pública.

Portal Terra

10/10/2008

Nenhum comentário: