12.15.2009

Exame do Cremesp reprova 56% dos alunos de Medicina



No total, 621 estudantes do 6º ano do curso fizeram a prova.
Exame é aplicado desde 2005 e a participação não é obrigatória.
--------------------------------------------------------------------------------
O desempenho dos alunos do último ano dos cursos de Medicina continua abaixo do esperado. Neste ano, nada menos do que 56% dos inscritos no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) foram reprovados, de acordo com os resultados divulgados nesta terça-feira (15).


No total, houve 621 participantes. Segundo o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, o alto índice de reprovação demonstra que há deficiências no ensino médico no estado de São Paulo. “O resultado assusta, mas não surpreende”, afirma Gonçalves.

O exame avalia anualmente, desde 2005, o desempenho dos estudantes do sexto ano de Medicina das escolas paulistas. A participação não é obrigatória e o resultado não é pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional. "Diferente dos advogados que precisam passar pela prova da OAB, o Cremesp é um mero cartório onde o médico passa para mostrar seu diploma”, diz Gonçalves.

O resultado assusta, mas não surpreende"
Comparado com o resultado de 2008, quando 61% dos inscritos não passaram para a segunda fase da prova, o desempenho dos alunos melhorou.

No entanto, quando se constatam os resultados desde o primeiro ano em que o exame foi instituído pelo Cremesp, fica claro que o problema vem aumentando.

Em 2005, 31% dos inscritos foram reprovados. No ano seguinte, o índice subiu para 38%, chegando a 56% em 2007. “Analisamos nesses cinco anos as escolas médicas e não houve nenhuma melhora nelas”, diz Gonçalves.

Atualmente, segundo o Cresmesp, 25 escolas médicas paulistas formam cerca de 2.600 alunos por ano. O número de participantes no Exame de 2009 é estatisticamente significativo, pois corresponde a cerca de 25% do universo de estudantes.

Os alunos receberão as informações sobre seu desempenho em casa.

Nenhum comentário: