12.13.2009

Vitamina D e osteoporose

Vitamina D e osteoporose



Dra Lucia, tenho 40 anos e minha mãe tem osteoporose. Temo seguir pelo mesmo caminho. Meu ginecologista me recomendou tomar 15 minutos de sol todos os dias, sem protetor solar. Segundo ele, isso ajudará a prevenir a doença. Como sempre leio sobre os malefícios do banho de sol, gostaria de saber sua opinião.
(Rose)

Rose, essa questão é tema de muito debate entre os médicos. De um lado, o banho de sol aumenta a predisposição a câncer de pele. Do outro, o sol estimula nossa pele a produzir vitamina D, fundamental na absorção de cálcio pelo nosso organismo e na prevenção da osteoporose.

Epidemia silenciosa
Na osteoporose, o corpo perde massa óssea. Os ossos ficam frágeis e propensos a fraturas. Mas não dá para sentir que eles estão enfraquecendo. Por isso quem tem osteoporose pode nem desconfiar do problema até que uma fratura aconteça. O número de portadores, só nos Estados Unidos, ultrapassa 10 milhões. Todos nós, homens ou mulheres, devemos ficar alertas e, de acordo com indicação médica, fazer exames que detectem o problema no início.

Grupo de risco
A osteoporose ataca preferencialmente mulheres magras, de pele clara ou de origem asiática e que tenham parentes acometidos. A incidência se acentua após a menopausa, quando diminui a taxa de hormônios femininos. Sedentarismo, cigarro e bebidas alcoólicas aumentam a predisposição, assim como uma dieta pobre em cálcio ou carência de vitamina D.

Como se prevenir
- Certifique-se de que você está adquirindo a quantidade necessária de cálcio e vitamina D apropriada para sua idade
- Faça exercícios físicos regularmente
- Não fume
- Evite o excesso de bebidas alcoólicas
- Preocupe-se com a osteoporose. Converse com seu médico sobre isso e faça exame de densitometria óssea quando for indicado para você.

O sol
Sabemos que ele estimula nossa pele a produzir vitamina D, e que a vitamina D ajuda nosso organismo a absorver cálcio. Mas tomar sol não é a única maneira de se obter essa vitamina. Ela pode ser obtida através de alimentos ou sob a forma de comprimidos. Depois de muita discussão, levando em conta que não há uma dose mínima de sol que possa ser considerada não cancerígena, a Academia Americana de Dermatologia formalizou sua opinião, que é: não procure o sol para obter vitamina D; se você não ingere alimentos que suprem sua necessidade diária da vitamina, complemente com comprimidos.


O que é bom para os americanos também é bom para os brasileiros?
Vivemos num país ensolarado. Por mais que a gente se proteja, essa proteção raramente é perfeita. É provável que o sol que você toma no dia a dia sem se dar conta já seja capaz de estimular seu organismo a produzir vitamina D. (Dois artigos para ler mais sobre o tema)

Position Statement on Vitamin D

Vitamin D Fact Sheet

Considerações feitas, eis meu conselho: ao invés de tomar sol para cuidar de seus ossos, discuta com seu médico a possibilidade de você se submeter a um exame de sangue que verifique seu status de vitamina D. E se o resultado for baixo, tome um suplemento.

Por Lucia Mandel

Nenhum comentário: